pmSPO prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), afirmou ontem(23), durante entrevista no Centro de Estudos Barão de Itararé, em São Paulo, que deve zerar a fila por creches  no próximo ano, 2016.

Ele disse que os investimentos já sinalizam uma redução da fila de espera para vagas em creches: em 2014, era 80 mil, Este ano, 2015, deve cair para 40 mil até o final do ano e, em 2016, ficará perto de zero.

Em junho passado, durante inauguração no Jardim Miriam, zona sul da cidade, de uma creche para 153 crianças de zero a quatro anos, Haddad falou sobre a ampliação no atendimento de educação infantil. “Vocês já foram contemplados, mas muitas mães estão esperando. Nós queremos este ano abrir de 30 a 40 mil vagas”, afirmou.

Ele também lembrou que não há mais escola de lata em São Paulo e nem ‘turno da fome’. “Hoje a pré-escola está praticamente universalizada e nosso desafio agora é de zero a três, abrir vagas para as famílias que pedirem”, afirmou Haddad. O chamado ‘turno da fome’ era o de crianças que estudavam no turno intermediário, as 11h às 15h. O problema durou mais de 30 anos, expondo a falha na expansão escolar por parte das gestões municipais anteriores.

 

Na entrevista no Barão de Itararé, Fernando Haddad também falou sobre o avanço conservador. Ele acredita que em São Paulo atuam forças conservadoras que se enraizaram e controlam os meios para disseminar seu posicionamento. (Carta Campinas)