MonicaSalmaso - CópiaDe 16 e 24 de abril, acontecerá em diversos locais, o I Encontro de Choro de Campinas, fruto do Encontro de Choro da Unicamp, que surgiu em 2004 no Instituto de Artes da Universidade e agora ganha diversos espaços.

No mês em que se comemora o aniversário de Pixinguinha, o evento musical trará grandes artistas que passarão pela cidade e, durante nove dias, alunos, músicos e apreciadores poderão se encontrar nas oficinas, aulas abertas,  shows e rodas de choro que farão parte da programação do Encontro.

A programação será intensa, seguindo o formato dos mais importantes festivais de música do país, favorecendo a participação de artistas, estudantes e público interessado de outras cidades, aproximando as atividades da comunidade campineira. Ao todo serão 8 shows, 6 oficinas de instrumento, 5 oficinas de prática de conjunto, 4 aulas abertas e 8 rodas de choro.

As oficinas de instrumento estão com vagas abertas. As inscrições podem ser feitas AQUI.

Este ano, o tema do Encontro será “A Mulher no Choro”, trazendo apresentações musicais com o propósito de enaltecer as compositoras e as instrumentistas, e aulas de instrumentos para formação de novos chorões e, principalmente, choronas. As aulas serão ministras por professores da Escola Portátil do Rio de Janeiro e pelas artistas Monica Salmaso e Sheila Zagury.

A abertura será na Estação Cultura, com o Show Boca de Goiaba do grupo Choro das 3, um dos principais grupos de choro do país, composto em sua maior parte por mulheres. Outra atração será o show da cantora Mônica Salmaso com os professores do Encontro  – Nailor Proveta, Toninho Carrasqueira, Jayme Vignoli, Maurício Carrilho, Pedro Paes, Paulo Aragão, Pedro Aragão e Marcus Thadeu. Outros importantes grupos de Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro e Cuiabá se apresentarão durante todo o evento, entre eles: Grupo Subindo a Ladeira, com show em Homenagem à Chiquinha Gonzaga, Praça Onze, Duo Sheila Zaguri e Dani Spielmann, Grupo de Choro da UFMT e a Orquestra de Choro Campineira, que encerra o Encontro no Coreto da Praça Carlos Gomes, dentro do evento Seresta na Praça.

Este projeto foi contemplado no edital “Festivais de Artes” do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (PROAC) e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas, Pró Reitoria de Extensão da Unicamp, Instituto de Artes da Unicamp, Empório do Nono e Almanaque Café, além de outros apoiadores que tornam o Encontro possível.

Mais informações sobre a programação e diversas atividades do I Encontro de Choro de Campinas na página do evento na internet. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Ficha Técnica:
Idealização, Argumento e Curadoria: Franco Galvão e Felipe Macedo
Núcleo de Produção: Cassiane Tomilhero, Felipe Macedo, Franco Galvão, Isabela Razera e Quesia Botelho
Consultoria de Produção: Cais das Artes
Design Gráfico e Site: Crioula Design – Rangel Egídio e Luana Santos
Fotografia e Edição Audiovisual: Daniel Pátaro
Técnico Responsável: Luís Alcaide
Coordenação de apoio: Mateus Fávero Silvestre

11083945_737437813036252_9121815763767087801_n

Encontro de Choro de Campinas – A Mulher no Choro
Apresentações + Oficinas + Aulas Abertas + Rodas
Data: 16 a 24 de abril de 2015
Local: diversos – consultar programação
Informações: site do evento
Entrada Gratuita – nos espaços fechados, as senhas serão liberadas com 1 hora de antecedência

Local dos Eventos | Endereços

Auditório do Instituto de Artes da UNICAMP (Rua Elis Regina, 50, Cidade Universitária ¨Zeferino Vaz¨, Barão Geraldo)
Auditório da Adunicamp (Avenida Érico Veríssimo, 1479, Cidade Universitária ¨Zeferino Vaz¨, Barão Geraldo)
Estação Cultura (Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº, Centro)
Centro Cultural Casarão (Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n, Barão Geraldo)
Companhia Sarau (Rua José Martins, 1899, Vila Santa Izabel, Barão Geraldo)
Concha Acústica – Lagoa do Taquaral (Av Dr. Heitor Penteado, Portão nº 2, Taquaral)
Coreto Praça Carlos Gomes – Seresta na Praça (Av. Anchieta com General Osório – Centro)

Rodas de Choro Abertas
Após as apresentações, os músicos, alunos e professores estão convidados a participar das Rodas de Choro Abertas, que acontecem em diversos bares da cidade. Na imagem abaixo a programação das rodas:

11130140_737437856369581_7115399423044476173_n