Ag BrO governo de Dilma Rousseff (PT) se transformou no responsável de todos os problemas e leis do país, inclusive problemas que são da alçada de governos estaduais. Ativistas da organização não governamental Greenpeace fizeram nesta quinta-feira (23) uma ação, em frente ao Palácio do Planalto, para pedir ao governo que incentive o uso da energia solar. “Viemos aqui ver se a presidenta aceita nossa oferta para que o governo acredite que a energia solar é a solução de que o Brasil precisa para sair da crise e está disposto a conceder os incentivos que a fonte precisa para chegar à casa de todos os brasileiros”, explicou a coordenadora da Campanha de Clima e Energia do Greenpeace Brasil, Bárbara Rubim.

Segundo ela, o incentivo do governo se daria por meio de apoio à alteração na forma de incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para tornar esse tipo de energia mais competitiva. O problema é que nesse caso não adianta o apoio do governo federal. O ICMS é um imposto estadual, nada tem a ver com o governo federal, e basta uma canetada do governadores para que ele abaixe nos estados.

Talvez se o protesto for contra a presidente Dilma, há mais chance de aparecer nas TVs. Em um caminhão parado em frente à sede do Executivo federal, eles estenderam uma faixa com a frase “Dilma, o Brasil precisa de energia positiva. Solar no Planalto: nós instalamos”, para oferecer à presidenta Dilma Rousseff a instalação gratuita de placas solares no prédio. Os participantes do ato se posicionaram em frente à rampa do Palácio do Planalto segurando placas de energia solar.

A coordenadora do Greenpeace apontou benefícios para o uso da energia solar. “Ela é complementar às hidrelétricas. Num período de grande estiagem por que passamos, é quando a geração de um sistema fotovoltaico fica potencializada. Além disso, a energia solar não polui o meio ambiente e tem geração de empregos muito maior que as fontes que usamos no Brasil”, disse Bárbara.

Integrantes do Greenpeace foram recebidos por representante da Secretaria-Geral da Presidência e entregaram uma carta endereçada à presidenta Dilma e uma placa de geração de energia solar. A Secretaria de Comunicação da Presidência da República informou que não vai se manifestar sobre a atividade do Greenpeace.

A ação provocou lentidão no trânsito em frente ao Palácio do Planalto e atraiu a atenção de grupos de estudantes que visitavam o prédio e a Praça dos Três Poderes. (Carta Campinas com informações da Agência Brasil)