Um debate público sobre a proposta de criação do Parque de Barão Geraldo acontecerá na Câmara Municipal de Campinas na próxima terça-feira (02/12), a partir das 9h30. A área onde se pretende implantar o Parque fica no Distrito de Barão e é remanescente da antiga fazenda Rio das Pedras, tem 4,650 mil metros quadrados e pertence à Agrícola Adalpra.

Manuel Rosa Bueno - Lago do futuro parque Barão Geraldo
Lago do futuro parque em Barão Geraldo

O objetivo do debate na Câmara, proposto pelo vereador Carlão (PT)  é informar a população sobre a relevância da proposta e ampliar a mobilização pela realização de uma audiência pública na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal, em Brasília (DF), conforme requerido pelos deputados Renato Simões (PT-SP) e Maria Lúcia Prandi (PT), em julho.

Para se tornar parque, a área precisa ser desapropriada pelo Município, mas com possibilidade de amparo e recursos dos governos estadual e/ou federal. Por isso, a necessidade da audiência pública em Brasília, com a presença do prefeito Jonas Donizette (PSB) e de representante do Instituto Chico Mendes (autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente), para discutir como viabilizar a desapropriação,

As informações são do coordenador do Movimento Popular pela Criação do Parque de Barão Geraldo, Manuel Rosa Bueno. A mobilização social pela criação do Parque vem desde 2011 e já reúne uma petição com quase 23 mil assinaturas. A proposta também conta com apoio formal do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), desde janeiro de 2012; aprovação da 5ª Conferência da Cidade de Campinas, realizada em 2013; aval do Conselho de Defesa do patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc); e estudos já realizados por um Grupo de Estudo Técnico, formado por técnicos da Prefeitura e representantes do Movimento.

Serviço: Debate Público, proposto pelo vereador Carlão (PT) sobre a proposta de criação do Parque de Barão Geraldo. Aberto ao público. Na terça-feira (2 de dezembro de 2014), a partir das 9h30, no Plenário da Câmara Municipal de Campinas (entrada pela avenida Engenheiro Roberto Mange, 66, Ponte Preta).