Itinerância da 41º Mostra Internacional de Cinema traz dez filmes inéditos no Brasil

Até o próximo dia 20/12, acontece a Itinerância da 41º Mostra Internacional de Cinema no Sesc Campinas. Dez filmes, todas eles nunca exibidos no Brasil, assim como 90% de toda a programação da Mostra em São Paulo, compõem a programação.

As sessões acontecem sempre as terças e quartas-feiras às 19h30 (com exceção do filme 24 Frames, às 18h30) no Teatro do Sesc Campinas.

Criada em 1977, a mostra é um dos festivais mais antigos e tradicionais da capital paulista, sendo também conhecida por reunir grandes produções do cinema contemporâneo e clássico mundial em suas principais tendências, estéticas, temáticas e narrativas.

O filme “The Square”, ganhador da Palma de Ouro, abre a programação às 19h30 no dia 14. A produção europeia fala sobre Christian, um curador de um museu de arte contemporânea. Sua próxima exposição é The Square, uma instalação que convida os transeuntes ao altruísmo. No entanto, uma agência de relações públicas cria uma campanha para promover a exposição e a reação é exagerada, o que leva o protagonista e o museu a uma crise existencial.

Na quarta (15), feriado, às 18h30, será exibido o longa metragem “24 Frames” (15/11), com direção de Abbas Kiarostami. Em uma interpretação didática do que era o pensamento cinematográfico do diretor, o filme acontece a partir de uma série de experimentações visuais diretamente vividas pelo diretor, todas produzidas ao longo dos últimos três anos de vida de Abbas. Após sua morte, deu-se a conclusão do projeto através dessa obra.

“O Jovem Karl Marx”, de Raoul Peck, também é um dos destaques da programação. O filme será exibido no dia 28 de novembro, terça-feira, às 19h30. Aos 26 anos, Karl Marx embarca com a mulher, Jenny, para o exílio. Em Paris, eles conhecem Friedrich Engels, filho do dono de uma fábrica que estudou o nascimento do proletariado inglês. Engels traz a Marx a peça que faltava para o quebra-cabeça de sua visão de mundo: juntos, em meio à censura, greves e agitação política, eles vão liderar uma completa transformação política e social do mundo.

Outro filme que merece destaque é “Mulheres Divinas”, produção suíça com direção de Petra Volpe que será exibida na quarta (29). O filme conta a história de Nora, uma dona de casa que mora no interior da Suíça, em uma cidade pequena, com seu marido e dois filhos. Alheia aos grandes movimentos sociais que surgem em 1968, Nora é uma pessoa passiva, de quem todos gostam. A partir do momento que começa a lutar pelo direito ao voto feminino, uma decisão que os homens deviam tomar, as coisas mudam.

Os franceses “Visages, Villages”, de Agnès Varda e JR e “O Amante de Um Dia”, de Philippe Garrel, além da produção da Coreia do Sul “O Dia Depois”, de Hong Sang-Soo, a co-produção “Uma Espécie de Família”, de Diego Lerman, o alemão “De Encontro Com A Vida”, de Marc Rothemund, e “O Motorista de Táxi”, de Jang Hoon, também da Coreia do Sul, estão na programação.

Para quem é credenciado no Sesc (categoria plena), os ingressos são gratuitos. Para demais públicos, os ingressos que custam entre R$ 6 e R$ 12 podem ser adquiridos apenas nas bilheterias das unidades.

Veja mais informações e a programação completa da Itinerância da 41º Mostra Internacional de Cinema no Portal do Sesc Campinas. (Carta Campinas com informações de divulgação)


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente