Categories: CinemaPrograme-se

Cinedebate com atores está entre os destaques da 16ª Mostra Curta de Campinas

(imagem diuvlgação

A edição 2026 da Mostra Curta, que se estende até o próximo sábado (26/9), continua a produzir boas reflexões por diversos pontos de Campinas. Entre os destaques desta semana está o cinedebate O reverberar do cinema negro: MÚKUA – Ancestralidade, Afeto e Ação, com mediação do ator Daniel de Almeida e participação da atriz Naruna Costa e do ator e diretor Silvio Guindane. A atividade acontecerá na terça-feira (22/9), às 19h30, no Centro de Convivência Cultural, em Campinas (SP). A entrada é gratuita, com retirada de ingressos no local com uma hora de antecedência.

 Trata-se de um encontro entre artistas e público para refletir sobre o cinema negro como espaço de memória, criação e transformação. Entre ancestralidade, afeto e ação, a atividade convida a plateia a pensar o cinema não apenas como linguagem artística, mas também como prática cultural e humana capaz de ampliar vozes, fortalecer identidades e projetar futuros mais plurais.

 Sobre a escolha dos participantes, o mediador Daniel de Almeida, ator que integrou o elenco do reconhecido filme Ainda Estou Aqui, destaca a importância da representatividade. “Naruna e Silvio são dois artistas jovens dessa geração que, assim como eu, também vivenciaram a fase de transição do analógico para o digital. São artistas que carregam uma representação muito forte do povo negro, e o cinema negro ainda está em construção, porque precisa avançar muito mais. O cinema brasileiro é também um cinema negro, mas onde está esse cinema negro? É justamente por isso que a presença de expoentes como Silvio e Naruna é tão importante. Eles estão nessa batalha, construindo, ocupando espaços e fortalecendo a presença negra no audiovisual brasileiro”, reflete Daniel.

Para a atriz Naruna Costa, recém-premiada no Festival de Cinema de Gramado 2026 com o Kikito de Melhor Atriz Coadjuvante por Pele de Rinoceronte, participar do encontro é uma oportunidade de ampliar a reflexão sobre o cinema negro e sua importância no audiovisual brasileiro.

 “Poder conversar e debater sobre esse tema num momento em que o cinema nacional, de alguma maneira, ganha holofotes importantes, é identificar a importância da tradução audiovisual do cinema negro no Brasil. Estou muito feliz e espero que a gente possa ter momentos de reflexão profunda, ainda mais em uma mostra que já tem uma trajetória importante no cenário audiovisual e na discussão sobre a importância e a relevância dos curtas nacionais”, comenta Naruna.

Da mesma forma, Silvio Guindane, que assina a direção do premiado longa Mussum, o Filmis, destaca a importância de participar da mostra e do cinedebate, especialmente pela oportunidade de discutir temas como ancestralidade, fé e atuação, além de valorizar o curta-metragem como formato fundamental para o audiovisual.

 “Os curtas são veículos do audiovisual muito importantes, em um formato difícil de fazer, no qual, em poucos minutos, o filme tem que se comunicar com o espectador. Participar desse movimento de filmes desse gênero, de curta-metragem no cinema, tratando de temas tão importantes, é uma honra. Acredito que isso só aquece o nosso mercado audiovisual, democratiza o acesso e também enriquece as discussões sobre os filmes, os temas e a indústria”, avalia Silvio.

 O Centro de Convivência Cultural de Campinas Carlos Gomes fica na Praça Imprensa Fluminense, s/n, no Cambuí, em Campinas (SP).

 A realização

 Sob a realização de um coletivo de produtores audiovisuais e artistas da região de Campinas e da Atauri Produções, a Mostra Curta de 2026 é viabilizada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, e conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas (SP) e do Sesc Campinas.

 Outros Destaques da Programação

 Exposição Mundo Mostra

  • Atividades de Ação XR (experiência imersiva em realidade virtual).
  • Videomapping Fachadas dos cinemas do futuro
  • Feira Fábrica (espaço cultural independente voltado para a criação, difusão e intercâmbio de práticas artísticas)

 

Por dentro da Programação

 Quer ficar por dentro da programação completa?

Acesse: www.mostracurta.art.br/mostra ou @mostracurta (Instagram, Facebook e YouTube)

 

 Sobre a mostra

 Nascida em 2006, a Mostra Curta se tornou o principal festival dedicado ao curta-metragem da região de Campinas (SP), proporcionando uma programação gratuita com exibição de filmes regionais, nacionais e latino-americanos, além de atividades formativas e ações envolvendo outras linguagens artísticas.

 Em 15 edições concluídas, o evento exibiu mais de 1,5 mil filmes, promoveu 70 ações formativas e reuniu mais de 35 mil pessoas em suas atividades, promovendo a troca e o convívio entre realizadores do Brasil e o público da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

 

Saiba Mais

 O quê: 16ª edição da Mostra Curta

Quando: Até sábado (26/9)

Onde: Em vários espaços de Campinas

Quanto: Grátis

Informações: www.mostracurta.art.br/mostra  ou @mostracurta (Instagram, Facebook e YouTube)

Parceiro Carta

Recent Posts

Feira da Reforma Agrária terá shows de Linn da Quebrada, Chico César e Juliana Linhares

A música ocupa lugar de destaque na programação cultural da 3ª Feira da Reforma Agrária…

57 minutes ago

Cineteatro exibe animação premiada, curtas e drama sobre a contaminação por agrotóxicos

"Citrotoxic" (foto divulgação) Uma animação nacional premiada, curtas produzidos no interior paulista e um drama…

1 hour ago

Estudantes indígenas da Unicamp fazem ato contra violência política e racista após eleição de Lula

(imagem reprodução) Estudantes indígenas da Unicamp realizam nesta sexta-feira, dia 6 de novembro, às 10h,…

2 hours ago

Fantasia neurótica do bolsonarismo, Paraguai tem grave crise e renúncia do presidente Santiago Peña

(foto reprodução - video protesto) A renúncia do presidente do Paraguai, Santiago Peña, anunciada nesta…

2 hours ago

Exposição apresenta a pintura intempestiva de Egas Francisco no Centro de Convivência

(foto denise jardim - divulgação) Marcada pela liberdade de criação e pela experimentação com cores,…

5 hours ago

BikeCine, cinema movido a pedaladas, terá sessão gratuita em Campinas no fim de semana

(foto divulgação) O BikeCine, circuito itinerante de cinema gratuito que usa a energia gerada pelo…

6 hours ago