Categories: Economia Política

André Mendonça e Fux usam tática da extrema direita em julgamento no STF

(imagem reprodução video)

Os ministros do Supremo Tribunal Federal André Mendonça e Luiz Fux, do STF, usaram uma tática já bem conhecida da extrema direita atualmente e que foi tratada neste artigo aqui sobre o paradoxo da extrema direita.

O ministro Luiz Fux falou na sessão de terça-feira (15) sobre decisão do ministro André Mendonça de afastar o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, depois submetida à Segunda Turma. “Tem que ter responsabilidade judicial. Não se pode admitir que fique um órgão agindo contra o Supremo Tribunal Federal. Peitando ministro do STF”, disse Fux. Em concordância com o colega, o ministro André Mendonça, que falava fora do microfone, afirmou: “Temos hoje uma PF paralela”.

A tática de Fux e Mendonça é igualar situações totalmente desiguais para confundir e se defender das transações e ligações com o banqueiro Daniel Vorcaro e com o processo eleitoral. Eles usaram PF Paralela para contrapor com a ABIN Paralela que havia no governo Bolsonaro. E que realmente havia, teve investigação, e julgamento. Inclusive uma ABIN Paralela com arapongagem e uso de equipamentos israelenses para monitorar adversários. .

Veja com funciona a prática do paradoxo da extrema direita. André Mendonça é o sujeito que ocupou a pasta da Justiça no governo Bolsonaro. Na época, fez uma ação sigilosa que monitorou quase 600 servidores públicos defensores da democracia e identificados como antifascistas. O escândalo, condenado por entidade nacionais e internacionais, foi alvo do próprio STF, que aprovou medida cautelar para que o governo suspendesse qualquer ato de vigilância a pessoas identificadas como antifascistas ou que atentem contra direitos políticos, de expressão, reunião e associação, conforme prevê a legislação brasileira.

Mendonça ainda como ministro da justiça, acionou a Polícia Federal para investigar opositores do presidente Jair Bolsonaro com base na Lei de Segurança Nacional (LSN), resquício da Ditadura Militar. Um dos alvos foi o financiador de uma série de outdoors em Palmas (TO) com críticas a Jair Bolsonaro, especialmente no combate à covid-19. Um dos materiais trazia os dizeres “cabra à toa, não vale um pequi roído, Palmas quer impeachment já”. A conduta de Mendonça no caso também é alvo de quatro ações no STF. É esse ministro que fala em ‘PF Paralela’

A Abin paralela do governo Bolsonarista foi um esquema criminoso de espionagem e monitoramento ilegal operado dentro da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo de Jair Bolsonaro (2019-2022). Um grupo dentro da Agência Brasileira de Inteligência utilizou a ferramenta de geolocalização First Mile para rastrear a localização de celulares sem autorização judicial. Autoridades, ministros do STF, parlamentares (de oposição e base aliada), jornalistas e até mesmo aliados políticos foram vigiados. A Polícia Federal concluiu as investigações apontando o ex-presidente Jair Bolsonaro como o principal destinatário das ações clandestinas e chefe da organização criminosa.

O paradoxo da extrema direita não está calcado apenas na arma da mentira e todo tipo de mentira pura e simples, já explicado em texto sobre agnotologia. É usar a mentira para ir além. O paradoxo serve para confundir a população, anular a racionalidade e a diferença entres os grupos políticos, de forma que o eleitor seja incapaz de distinguir entre o corrupto e o não corrupto, entre o autocrata e o democrata, entre o que governa para os super-ricos e o que governa para a classe média e para os pobres. O paradoxo da extrema direita é o que Mendonça fez, acusar o outro de suas próprias ações ilegais.

Carta Campinas

Recent Posts

Ministros do STF acusam André Mendonça de continuar o golpe de 8 de janeiro

(foto felipe sampaio - stf) O ministro André Mendonça, do STF, que foi nomeado por…

19 hours ago

Os Gilsons estão de volta, agora com o show da turnê ‘Eu Vejo a Luz’, último trabalho do trio

(foto marina zabenzi - divulgação) Campinas volta a entrar na rota dos Gilsons. José Gil,…

23 hours ago

Dupla Qmar apresenta o primeiro álbum, ‘Orações Oferecidas a Estranhos’, em Campinas

(foto rodrigo fonseca - divulgação) Canção, improvisação e eletrônica se encontram no trabalho do Qmar,…

23 hours ago

Cine Ponto exibe ‘Os Incompreendidos’, de François Truffaut, em sessão ao ar livre

(foto reprodução) “Os Incompreendidos” (1959), do cineasta francês François Truffaut, é o cartaz desta quinta-feira…

24 hours ago

Semana da Árvore tem programação com atividades de preservação ambiental em Campinas

(imagem divulgação) Programação reúne coletivos, moradores e organizações em atividades de conexão com a natureza,…

2 days ago

‘A universidade e a pesquisa sob ataque no estado de SP’ é tema de debate na Unicamp

(foto unicamp- ju antonio-buainain) Na próxima quarta-feira, 16 de setembro, ADunicamp, STU e DCE realizam…

2 days ago