Categories: Economia Política

Brasil nega visto a norte-americanos suspeitos de conluio com Flávio Bolsonaro para tumultuar eleição

(foto fernando frazão – ag brasil)

O Ministério das Relações Exteriores brasileiro confirmou neste sábado (25) a negativa do governo de autorizar vistos a dois funcionários norte-americanos: o subsecretário do Departamento de Estado para a Democracia, Direitos Humanos e Trabalho, Riley Barnes, e o subsecretário adjunto Samuel Samson. Os vistos foram negados ontem (24).

Os funcionários dos EUAs se tornaram suspeitos de conluio com Flávio Bolsonaro (PL), pré-candidado a presidente, após divulgação de reportagem do jornal Washginton Post. “O governo Trump planeja enviar dois altos funcionários ao Brasil em uma missão para lançar dúvidas sobre a lisura e a integridade do sistema eleitoral do país antes que milhões de brasileiros votem na eleição presidencial”, informou o jornal dos EUA.

O governo brasileiro tomou conhecimento do interesse do Departamento de Estado norte-americano de enviar dois funcionários para o Brasil. Eles queriam conversar com autoridades eleitorais para discutir liberdade de expressão relacionada às eleições de outubro.

Chamou a atenção das autoridades brasileiras que o pedido de visto veio na sequência de evento em que Flávio Bolsonaro se reuniu com diplomatas para divulgar mentiras sobre a urna eletrônica e levantar suspeitas sobre as eleições. O governo considerou como instrumentalização política a visita nesse contexto eleitoral e decidiu negar os vistos. A fala de Flávio Bolsonaro mostra que o pré-candidato vai tentar tumultuar as eleições.

O deputado federal e ex-ministro Paulo Teixeira (PT-SP) denunciou neste sábado (25) uma ação articulada e internacional voltada a desacreditar o processo eleitoral do Brasil. Segundo o parlamentar, as declarações recentes do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) – pré-candidato à Presidência – atacando a segurança do sistema de votação ocorrem em sintonia direta com planos da administração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para questionar a lisura das eleições no país.

O questionamento às urnas eletrônicas voltou a ganhar destaque após o pré-candidato à presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL), divulgar informação falsa sobre as urnas brasileiras, assim como o pai dele, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está preso por tentativa de golpe de Estado após perder as eleições e divulgar mentiras sobre as urnas.

Flávio Bolsonaro, que segundo o jornal conservador Estadão herdou o golpismo do pai, afirmou falsamente nessa segunda-feira (21), durante o evento com diplomatas em Brasília, que os equipamentos brasileiros seriam da empresa venezuelana Smartmatic – sem apresentar provas.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou, nesta quarta-feira (22), a informação de que a empresa venezuelana Smartmatic forneceu urnas eletrônicas ou softwares utilizados nos equipamentos eleitorais do Brasil. Segundo o tribunal, as urnas brasileiras foram projetadas por servidores e técnicos a serviço da Justiça Eleitoral. Além disso, elas são produzidas sob “direta coordenação” dos servidores do TSE por empresas selecionadas por licitações públicas com ampla concorrência, “o que garante ainda mais segurança e transparência ao processo eleitoral”. (Com informações da Agência Brasil e 247)

Carta Campinas

Recent Posts

Haddad critica em Campinas fracasso do PIB de SP em relação ao crescimento do governo Lula

(imagem reprodução) A convenção da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) oficializou neste…

1 day ago

Filme Alma Viva, da cineasta Cristèle Meira, tem sessão gratuita

(imagem divulgação) O Cineclube da ADunicamp realiza, na próxima quarta-feira, 29 de julho, nova edição…

1 day ago

EUA impõe Tariflávio de 37,5% e vai mandar emissários para atacar sistema eleitoral brasileiro

(imagem reprodução wikipedia) Para subjugar politicamente e explorar os recursos do Brasil como uma colônia…

1 day ago

Polícia Federal investiga Dark Horse como lavanderia milionária da família Bolsonaro

(imagem reprodução) Imagina usar a produção de um filme para disfarçar uma grande lavagem de…

2 days ago

Slacker Tour: banda carioca de indie rock Oruã traz show de seu último álbum a Campinas

(foto alessia pelistri - divulgação) A banda carioca Oruã se apresenta no Lola Bar, em…

2 days ago

Bateria Campineira faz ensaio aberto com mais de 200 ritmistas no Taquaral

(foto gustavo tafuri - divulgação) O som dos surdos, tamborins, caixas e repiques vai tomar…

2 days ago