MANOfestAÇÃO leva ao palco a força do breaking como expressão artística e política

(foto divulgação)

O breaking ganha protagonismo no palco do Sesi Campinas Amoreiras nesta quarta-feira, 3 de junho, às 20h, com a apresentação de MANOfestAÇÃO, espetáculo do grupo Unity Warriors que transforma movimento, ritmo e ocupação do espaço em uma mensagem sobre identidade, resistência e pertencimento. Inspirada nas raízes da cultura hip-hop, a montagem parte da linguagem da dança urbana para refletir sobre questões que atravessam a vida de jovens das periferias brasileiras, como a desigualdade social, o racismo estrutural e as barreiras visíveis e invisíveis impostas cotidianamente.

O espetáculo encontra inspiração nas históricas block parties, festas de rua que ajudaram a consolidar a cultura hip-hop como espaço de encontro, criação e protesto. A partir dessa herança, MANOfestAÇÃO constrói uma narrativa corporal inspirada em experiências reais, transformando vivências individuais e coletivas em cena. A obra propõe um olhar sobre os mecanismos que limitam oportunidades e moldam trajetórias, ao mesmo tempo em que evidencia a capacidade de reinvenção e resistência nas comunidades periféricas.

Reconhecida pela crítica especializada, a montagem foi indicada ao Prêmio APCA na categoria Melhor Elenco de Dança, destacando a qualidade artística do trabalho desenvolvido pelo grupo. Em cena, os bailarinos articulam técnica, energia e expressão para criar uma obra que conecta o universo das batalhas de dança à linguagem do espetáculo contemporâneo.

Criado em 2015 por jovens das regiões de Perus e São Miguel Paulista, na capital paulista, o Unity Warriors consolidou-se como um dos principais representantes da arte urbana brasileira dentro e fora do país. Sua trajetória reúne participações em importantes eventos internacionais ligados ao breaking e à cultura hip-hop, além de resultados expressivos em competições de prestígio. O grupo tornou-se o primeiro representante brasileiro a alcançar a final do Break The Floor, um dos maiores campeonatos de breaking do mundo, realizado na França, conquistando o terceiro lugar em 2018 e o segundo lugar em 2019.

A atuação do coletivo vai além dos palcos e campeonatos. O trabalho desenvolvido em projetos sociais e ações comunitárias constitui um dos pilares de sua identidade artística. Para o grupo, o hip-hop é entendido como ferramenta de formação, diálogo e transformação social, perspectiva que também orienta a criação de MANOfestAÇÃO. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 3 de junho de 2026 (quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Sesi Campinas Amoreiras
Endereço: Av. das Amoreiras, 450, Parque Itália, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita, com reserva de ingressos on-line

Cultura Carta

Recent Posts

A construção do comum na consciência de classe estrutural

(imagem reprodução divulgação) Imagina uma fábrica ou empresa hipotética em que, em determinado momento, perto…

6 hours ago

Criolo mostra em Campinas uma trajetória que nunca coube apenas no rap

(foto divulgação) Criolo chega a Campinas no dia 19 de setembro com um show que…

7 hours ago

Senadores já discutem pedido de impeachment contra André Mendonça

Senadores da República articulam a apresentação de um pedido de impeachment contra o ministro do…

11 hours ago

Banda campineira Forróbaile lança o primeiro álbum em show gratuito na Sala dos Toninhos

(foto reprodução - instagram) A banda campineira Forróbaile apresenta ao vivo, pela primeira vez, o…

16 hours ago

Experiência imersiva leva a uma viagem histórica e cultural pela Grande Muralha da China

(foto tati ferro - divulgação) A história, a cultura e as transformações da China ao…

17 hours ago

Mendonça precisa mostrar 37 notas emitidas em 3 dias próximos ao encontro secreto com Vorcaro

(imagem reprodução) O ministro André Mendonça, do STF, precisa explicar e mostrar as 37 notas…

2 days ago