Praça Durval Pattaro recebe a segunda edição do Festival de Choro de Campinas

Duo Rafael Beck & Rafael Schimidt (foto gabrielli cardoso – divulgação)

Campinas recebe neste sábado (11), a segunda edição do Festival de Choro, que ocupa a Praça Durval Pattaro, em Barão Geraldo, com uma programação que combina música, gastronomia e economia criativa. Gratuito, o evento acontece das 12h às 21h e reúne artistas, produtores e comerciantes da região em um encontro que valoriza a cultura local e o uso do espaço público.

Ao longo do dia, cinco apresentações musicais exploram diferentes abordagens do choro — gênero fundamental da música brasileira, marcado por influências africanas e europeias. A abertura do palco será com o duo de violonistas Janai Dias e Josimar Prince, seguido pela tradicional roda do Clube do Choro de Campinas. Completam a programação o Rodrigo Eisinger Trio, o Duo Rafael Beck & Rafael Schimidt e o Trio Macaxeira.

Além da música, o festival conta com uma área gastronômica formada por 13 expositores, com opções que vão de hambúrgueres e pizzas artesanais a pratos vegetarianos, comidas típicas de rua e doces. O público também encontra vinhos e mais de 15 tipos cervejas artesanais de produção local.

A feira de economia criativa reúne cerca de 30 expositores independentes, com produtos autorais, da arte à moda e aos produtos para a culinária. Haverá também um espaço dedicado para as crianças.

Realizado por produtores culturais e agentes locais, o festival reforça a vocação de Barão Geraldo como polo artístico e propõe a ocupação da praça como espaço de convivência, encontro e circulação cultural. A organização é da Zumbido Cultural e Homeworks Produções. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 11 de abril de 2026 (sábado)
Horário: 12h às 21h
Local: Praça Durval Pattaro
Endereço: Rua Francisco de Barros Filho, Barão Geraldo, Campinas-SP
Ingressos: evento gratuito

PROGRAMAÇÃO

12h30 – Duo Janai Dias & Josimar Prince
Os violonistas apresentam releituras de clássicos do choro de grandes mestres como Pixinguinha e Ernesto Nazaré com uma linguagem moderna do choro jazz brasileiro.

14h30 – Roda de Choro “Clube do Choro de Campinas”
Músicos de diferentes trajetórias se reúnem reafirmando o choro como uma expressão cultural dinâmica, enraizada na convivência e no aprendizado contínuo.

16h30 – Rodrigo Eisinger Trio
Música instrumental brasileira com forte influência do choro e espaço aberto para a improvisação, explorando a sonoridade da gaita. Com Guilherme Ribeiro no piano, André Moura na bateria e liderado pelo gaitista Rodrigo Eisinger.

18h – Duo Rafael Beck & Rafael Schimidt
O duo, formado pelo flautista indicado ao Grammy Rafael Beck e pelo violonista Rafael Schimidt, circula entre a música erudita, folclórica e instrumental, conservando as raízes
do choro com sua assinatura artística.

19h30 – Trio Macaxeira
Grupo formado pelo bandolinista Eduardo Pereira, pelo violonista Maurício Guil e pelo baterista Fernando Junqueira. Com formação não convencional e diferentes influências, os músicos exploram novos caminhos na música instrumental brasileira.

Cultura Carta

Recent Posts

Black Pantera desembarca em Campinas em tarde de metal, punk rock e hardcore

(foto marcos hermes - divulgação) O peso do Black Pantera chega a Campinas neste domingo,…

3 hours ago

Brasileiro está descobrindo que a liberdade de trabalho sem garantia é um engodo

(foto marcelo casal jr - ag brasil) Apesar do barulho das redes sociais em defesa…

4 hours ago

Governo Israel assassina três jornalistas em 24 horas depois de matar 260 em Gaza

(imagem reprodução) A Força de Defesa de Israel (FDI) assassinou três jornalistas em um dia,…

17 hours ago

Base de Dário aprova em 1º turno prorrogação de concessão do transporte público por mais dois anos

(foto pmc) Com votação em regime de urgência e intensos debates, a base do governo…

1 day ago

Fêmea Fábrica reabre sede restaurada com a exposição coletiva ‘Arqueologias de um Casarão’

O Centro Cultural Fêmea Fábrica, no Centro de Campinas, reabre as suas portas neste sábado,…

1 day ago

Show de MPB e jazz marca encerramento da exposição ‘Pulso’, de Rogério Pedro

(foto levi macedo- divulgação) O Trio Instrumental do Anelo, instituto que atua na periferia de…

1 day ago