‘Mostra Terror Total’ destaca a produção independente de Campinas com exibição de curtas no MIS

Cena de ‘Guerra Civil’ (foto helen quintas – divulgação)

A “Mostra Terror Total” reúne quatro curtas-metragens que exploram diferentes vertentes do gênero neste domingo, 29 de março, a partir das 16h, no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas. Com entrada gratuita, a sessão destaca a produção do cineasta Flávio Carnielli e a diversidade estética e narrativa da produção independente de Campinas.

Entre os destaques, está Antônia, um dos curtas de terror mais premiados já produzidos na região. O filme, lançado em 2020, narra a história de um casal de avós que perde a filha e a neta para a varíola durante a grande epidemia no Brasil no início do século XX.

Com uma proposta visual singular, a obra foi pintada quadro a quadro, evocando o aspecto de uma fotografia antiga restaurada. Em pouco tempo, Antônia percorreu diversos festivais no Brasil, levando 16 prêmios, e também foi exibido internacionalmente, em eventos na Alemanha, Estados Unidos e Holanda.

A programação inclui ainda “Guerra Civil”, curta de temática pós-apocalíptica, e “O Lambe Lambe que Veio do Espaço”, produção em preto e branco que integra a coletânea Tropical SoV 2, organizada por Peter Baiestorf, referência do cinema de terror no Brasil.

“Os curtas mostram três formas de abordar o horror. ‘Antônia’ é uma obra de arte, ‘Guerra Civil’ é um curta provocativo e cheio de signos, e ‘O Lambe Lambe’ é um produto de terror trash com inspiração nas ficções científicas dos anos 1950″, diz o diretor Flávio Carnielli, que destaca que todos os filmes foram realizados com equipe e elenco majoritariamente da região.

Pré-estreia

A mostra marca também a exibição em pré-estreia de “Maria”, novo trabalho de Carnielli. Ambientado no início dos anos 1980, o curta mergulha no terror gore, acompanhando a história de uma criança que retorna dos mortos após um ritual realizado pelo próprio pai.

Maria conta com direção de fotografia da cineasta Helen Quintans, produção de Angie Lucena e trilha sonora original de Eddy Andrade. No elenco estão a jovem atriz Maria Morais, de 12 anos, além de Fernando Maia e Juliana Seabra.

Após as exibições, o público poderá participar de um bate-papo com o diretor, equipe e elenco, ampliando o diálogo sobre os processos criativos e as diferentes abordagens do gênero. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 29 de março de 2026(domingo)
Horário: a partir das 16h
Local: MIS Campinas
Endereço: Rua Regente Feijó, 859, Centro, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita

PROGRAMAÇÃO

Antônia (2020) – 9 min – cor
Guerra Civil (2024) – 25 min – cor
O Lambe Lambe que Veio do Espaço (2026) – 4 min – preto e branco
Maria (2026) – 20 min – cor


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente