Categories: Mais

Polícia vai investigar denúncia de racismo contra porteiro de escola particular de Barão Geraldo

(foto reprodução – EPTV)

A Polícia Civil vai investigar a denúncia de racismo que teria sido cometido por estudantes contra um ex-porteiro de uma escola particular de Campinas. Rodnei Ferraz afirma que foi chamado de “negro sujo”, “macaco” e “sub-raça” por alunos do Ensino Médio do Colégio Objetivo de Barão Geraldo. O Ministério Público do Trabalho (MPT) também vai apurar as circunstâncias que envolveram a demissão do trabalhador.

Segundo informações do delegado da Infância e Juventude, Rubens Leal, dadas ao G1, foi solicitado que a escola informe quais alunos proferiram as ofensas. Ainda de acordo com o portal, será instaurado um Procedimento de Apuração de Ato Infracional (PAAI) por envolver menores de 18 anos, e depois da apuração, os resultados serão encaminhados para a Vara da Infância e Juventude.

Em nota oficial divulgada pelo G1, o Colégio Objetivo Barão Geraldo afirmou que “repudia qualquer ato de racismo e todo tipo de preconceito” e que “atitudes indisciplinares de alunos são analisadas com rigor e proximidade” e que adota medidas que podem ir de advertência e suspensão à expulsão, dependendo do caso. Informou ainda que, em apuração interna, os alunos negaram ter cometido atos racistas. Segundo a escola, os procedimentos internos envolveram também funcionários e as famílias dos adolescentes.

O ex-porteiro Rodnei Ferraz afirma que foi demitido após ter denunciado as agressões verbais à direção do colégio, o que será investigado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Em relação à causa da demissão, a nota do Objetivo afirma que “não teve qualquer ligação com os fatos”.

O episódio aconteceu em dezembro passado e, segundo Ferraz, que trabalhava na escola desde agosto, foi motivado porque ele chamou a atenção de alunos por fazerem barulho e entrarem e saírem de um banheiro por diversas vezes. Além as ofensas racistas, ele afirmou que os estudantes também afirmaram que eles eram que pagavam o seu salário.

Carta Campinas

Recent Posts

Projeto ‘Bibliodiversa Zink’ atualiza acervo infantil com obras de autores mulheres, negros e indígenas

(foto firmino piton- divulgação) A Biblioteca Pública Municipal Professor Manoel Ernesto Zink, em Campinas, recebe…

15 hours ago

Polêmica sobre retirada de bancas expõe abandono e ausência do poder público no Centro de Campinas

(foto reprodução - instagram) A decisão do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas…

2 days ago

Sem regulação, IA amplia precarização e deixa trabalhadores brasileiros à deriva

(foto igor omilaev - unsplash) Os impactos da inteligência artificial no mundo do trabalho e…

2 days ago

Esquema de espionagem da esposa de Alexandre de Moraes tinha financiador e atingiu dados de 1,8 mil pessoas

(imagem al nahani - pxl) Um grande esquema de espionagem de dados fiscais de milhares…

2 days ago

Premiado ‘A Queda do Céu’ será exibido em mostra de cinema indígena na Casa do Lago

"A Queda do Céu" (foto reprodução) A mostra audiovisual “Entre territórios: memória, presença e resistência”…

2 days ago

‘África Gigante’ mostra multiplicidade histórica e cultural do continente além dos estereótipos

(foto kayla nefertiti - divulgação) O Ponto de Cultura Espaço Arte Africana apresenta a exposição…

2 days ago