Categories: Economia Política

Polícia Federal pede suspeição de Toffoli do caso Master após encontrar mensagem

(foto ascom stf)

A Polícia Federal (PF) pediu ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, a suspeição do ministro Dias Toffoli (foto) como relator do inquérito que trata das investigações sobre fraudes no Banco Master, que foi liquidado pelo Banco Central.

O pedido foi feito, na última segunda-feira (9), após a PF informar a Fachin que encontrou uma menção ao nome de Toffoli em uma mensagem no celular do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, que é investigado no inquérito e teve o aparelho apreendido durante busca e apreensão. A menção está em segredo de Justiça.

Após ser informado do caso, Fachin abriu um processo interno e determinou a notificação de Toffoli para apresentar defesa. Caberá ao presidente do STF decidir se Toffoli continuará como relator da investigação do Master.

No mês passado, Toffoli passou a ser criticado por permanecer na condição de relator do caso após matérias jornalísticas informarem que a Polícia Federal encontrou irregularidades em um fundo de investimento ligado ao Banco Master. O fundo comprou uma participação no resort Tayayá, localizado no Paraná, que era de propriedade de familiares do ministro.

Defesa
Em nota à imprensa, o gabinete de Toffoli diz que a PF não pode solicitar sua suspeição e que o pedido trata de “ilações”.

“O gabinete do ministro Dias Toffoli esclarece que o pedido de declaração de suspeição apresentado pela Polícia Federal trata de ilações. Juridicamente, a instituição não tem legitimidade para o pedido, por não ser parte no processo, nos termos do artigo 145, do Código de Processo Civil. Quanto ao conteúdo do pedido, a resposta será apresentada pelo ministro ao presidente da Corte”, declarou.

Investigação
Em novembro de 2025, o banqueiro Daniel Vorcaro e outros acusados foram alvo da Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal (PF) para investigar a concessão de créditos falsos pelo Banco Master, incluindo a tentativa de compra da instituição financeira pelo Banco de Brasília (BRB), banco público ligado ao governo do Distrito Federal.

De acordo com as investigações, as fraudes podem chegar a R$ 17 bilhões.

Carta Campinas

Recent Posts

A Banda Mais Bonita da Cidade apresenta show da versão Duplinha em Campinas

(foto divulgação) A Banda Mais Bonita da Cidade chega a Campinas com seu novo espetáculo,…

29 minutes ago

Douglas Chaves apresenta espetáculo solo de autoficção no Espaço Cultural Veneza

(foto diulgação) O espetáculo “Para as Prostitutas da Minha Infância – As Cartas que Nunca…

32 minutes ago

Festival Giro abre espaço para a cultura periférica com shows, batalha de MCs e feira

(foto rafael smaíra - divulgação) O Festival Giro Cultural realiza sua 3ª edição neste domingo,…

5 hours ago

Ivan Vilela percorre a história e os sons da viola em aula-espetáculo no Museu da Cidade

(foto bruno de souza - divulgação) O músico, pesquisador e escritor Ivan Vilela, um dos…

6 hours ago

Sala dos Toninhos tem tarde de samba e culinária afro com o Batuque na Cozinha

(foto dinho bonfim - divulgação) O Batuque na Cozinha, projeto de oficinas educativas de samba,…

6 hours ago

Veja as novas ações do governo Lula para enfrenar a violência contra a mulher

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) A data que marcou a passagem dos 100…

7 hours ago