(foto anete lusina - pxl)
A Polícia Federal divulgou o nome dos servidores investigados por acesso ilícito a dados de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e familiares e confirmou terem sido identificados “diversos e múltiplos acessos ilícitos” ao sistema da Receita Federal que culminaram no vazamento de informações sigilosas de integrantes do Supremo, da Procuradoria-Geral da República e também de seus familiares, incluindo a esposa de Moraes, a advogada Viviane Barci.
A investigação agora quer estabelecer relações para saber quem encomendou ou pagou pela quebra de sigilo. A Polícia Federal cumpriu mandados no Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia contra quatro servidores suspeitos de terem usado o sistema do Fisco para divulgar os dados de forma ilegal. Ao fazer as ligações entre mensagens, telefonemas e contas bancárias, a PF poderá descobrir quem mais está envolvido.
O ministro Alexandre de Moraes determinou a quebra do sigilo bancário dos servidores a partir de um pedido da PGR. Os investigadores querem descobrir se houve a venda das informações sigilosas. A investigação corre dentro do chamado Inquérito das Fake News.
Saiba quem são os servidores investigados pela PF:
Luciano Pery Santos: atua como técnico do Seguro Social em uma delegacia da Receita Federal em Salvador (BA). É servidor público desde 1983.
Luiz Antônio Martins Nunes: é funcionário do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), no Rio de Janeiro. A estatal é responsável por desenvolver, operar e proteger os sistemas digitais do governo brasileiro, sendo responsável por bases de dados e plataformas como o CPF, a CNH, o Imposto de Renda e sistemas da Receita Federal.
Ricardo Mansano de Moraes: é auditor fiscal da Receita Federal desde 2007. Atua na Equipe de Gestão do Crédito Tributário e do Direito Creditório (Eqrat), responsável por gerir créditos e dívidas tributárias e analisar pedidos de compensação, restituição e ressarcimento de contribuintes. Está lotado na Delegacia da Receita Federal em São José do Rio Preto (SP).
Ruth Machado dos Santos: é técnica do Seguro Social em uma delegacia no Guarujá (SP). É servidora pública desde 1994.
(foto reprodução) Um dos quatro servidores investigados pela Polícia Federal (PF) por supostamente ter acessado…
(foto antonio cruz - ag brasil) O Ministério da Educação (MEC) inicia nesta terça-feira (17)…
(foto divulgação) Do Centro à periferia e distritos, sete blocos animam a terça-feira de Carnaval…
(foto marcelo piu - prefeitura do rio) A escola de samba Acadêmicos de Niterói, que…
(imagem tomaz silva - ag brasil) "Não existe só um carnaval. O nome deveria ser…
(foto rogério capela - pmc - divulgação) O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social…