Categories: Economia Política

Escola de samba mostra Temer roubando a faixa de Dilma e dando a Bolsonaro como Bozo

(foto marcelo piu – prefeitura do rio)

A escola de samba Acadêmicos de Niterói, que estreou no grupo principal do Carnaval do Rio de Janeiro, retratou o golpe parlamentar contra Dilma Rousseff (PT) ao colocar Michel Temer arrancando a faixa da ex-presidente. Depois mostra Temer entregando a faixa para Jair Bolsonaro, representado pelo palhaço Bozo. A cena apareceu no início do desfile, veja vídeos abaixo.

O desfile também foi marcado pela má vontade da Rede Globo em exibir e falar sobre o tema. Fez Pedro Bassan se explicar ao super-ricos que mandam no país ao comentar durante vários minutos sobre ações na Justiça que buscavam censurar o desfile. Uma foi derrubada no TSE por 7 x 0. O som dos comentaristas ficou baixo, e a transmissão não mostrou os próprios artistas da Globo em carro alegórico.

A escola retratou a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste domingo à noite (15). A escola levou para a Marquês de Sapucaí uma narrativa biográfica e política do ex-sindicalista de Garanhuns (PE), eleito três vezes para presidir o país pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

O samba-enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil” percorreu a saída do Nordeste, a experiência como metalúrgico no ABC paulista, a liderança sindical, as campanhas presidenciais e o retorno ao Palácio do Planalto.

A agremiação, fundada em 2018, levou para a avenida alas que representaram greves operárias, programas sociais e episódios ligados à prisão e à anulação das condenações que impediram Lula de disputar as eleições de 2018, que teve Jair Bolsonaro (PL) como vencedor.

O ex-presidente de extrema direita foi retratado na figura do palhaço Bozo, que estava atrás de grades e com tornozeleira eletrônica, em referência à prisão pela condenação por tentativa de golpe.

Uma encenação mostrou Michel Temer arrancando a faixa presidencial de Dilma Rousseff, em alusão ao golpe sofrido pela ex-presidenta em 2016.

Michel Temer (MDB) foi retratado como “usurpador” da Presidência da República | Crédito: Alex Ferro | Riotur

O desfile combinou esses episódios a elementos simbólicos ligados à ideia de reconstrução nacional, com destaque para a comissão de frente e para alas coreografadas que representaram momentos da história política recente. 

Lula assistiu à passagem da Acadêmicos de Niterói pela avenida ao lado da primeira-dama, Janja da Silva, do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), e do prefeito da cidade do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PSD). (Com informações do BdF)

Carta Campinas

Recent Posts

Tribunais de Justiça desrespeitam o STF e fazem pagamento milionário a juízes

(foto antonio cruz - ag brasil) O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal…

58 minutes ago

Balé de Moscou chega a Campinas com repertório que atravessa a história, do clássico ao contemporâneo

(fotos andrey lyapin - divulgação) Campinas recebe, no dia 1º de agosto, o espetáculo "Gala…

3 hours ago

Pesquisa prova que a política de segurança da extrema direita é uma grande farsa

(foto gov sp divulgação) Uma pesquisa da Universidade de Brasília (UnB) mostra como as políticas…

17 hours ago

Bete Coelho e Camila Pitanga dividem o palco em ‘Lia Lia’, com entrada gratuita

(foto gleeson paulino - teatrofilme - divulgação) Como contar a vida de uma pessoa sem…

3 days ago

+Um Tour desembarca em Campinas com encontro inédito de Ottopapi e Dinho Almeida

Ottopapi e Dinho Almeida (fotos jana cavalli e gabriel rolim - divulgação) A segunda edição…

3 days ago

Festa Julina do Fórum Socioambiental de Campinas reúne música, gastronomia e economia solidária

(imagem samuel lorenzetti - divulgação) Evento gratuito reúne música, gastronomia, economia solidária e educação ambiental…

3 days ago