
Entre a música, o palco do teatro e o cinema, a mostra Mulheres em Cena, no Sesc Campinas, reúne cinco filmes que acompanham artistas – personagens fictícios, reais ou inspirados na realidade – em processos de afirmação, criação e permanência.
De trajetórias artísticas marcadas pela luta à intimidade de gestos simples, as obras constroem retratos sensíveis de vozes femininas que insistem em existir, cantar, falar e ocupar espaços mesmo diante de limites impostos pelo tempo, pela sociedade e pela memória.
A mostra começa nesta terça-feira, 3 de fevereiro, com a exibição de “Antônia”, da diretora Tata Amaral, e vai até o dia 3 de março. Todas as sessões serão às 19h, no Teatro do Sesc, com entrada gratuita. (Com informações de divulgação)
Confira a programação
3/2 | Terça-feira | 19h
Antônia
Direção de Tata Amaral, 2006, Brasil, drama musical
Amigas de infância, Preta (Negra Li), Barbarah (Leila Moreno), Mayah (Quelynah) e Lena (Cindy), moradoras da Vila Brasilândia, na periferia de São Paulo, deixam de ser backing vocal de um conjunto de rap de homens para formar seu próprio grupo, mas a trajetória das artistas acaba afetada pela violência e machismo.
10/2 | Terça-feira | 19h
Betânia
Direção de Marcelo Botta, 2024, Brasil, drama
Protagonizado por Diana Mattos, conta a história de uma mulher de 65 anos, matriarca da família, que volta à sua terra natal, um povoado perto dos Lençóis Maranhenses. O filme mostra o confronto entre memórias e tradições, e a luta pela preservação da identidade em meio aos desafios e precariedade do local.
24/2 | Terça-feira | 19h
Malu
Direção de Pedro Freire, 2024, Brasil, drama
Inspirado na vida da atriz Malu Rocha, mãe do diretor, interpretada por Yara de Novaes, aborda a relação entre três mulheres de diferentes gerações da mesma família no Rio de Janeiro dos anos 1990: a mãe, ex-atriz que ainda sonha com os dias de glória no palco; a avó, conservadora, e a filha, que chega de uma temporada de teatro em Paris.
3/3 | Terça-feira | 19h
Deixa
Direção de Mariana Jaspe, Brasil, 2023, drama
No curta-metragem, Carmem, vivida por Zezé Motta, tem seu último dia de liberdade antes de seu marido sair da prisão. A A obra explora afetos, desejo e a iminência da perda de autonomia. Além de Zezé Motta no papel principal, o elenco inclui os atores Dan Ferreira, Wilson Rabelo, Jéssica Ellen e Daniel de Souza.
Zezé Motta, La Femme Enchantée
Direção de Ariel de Bigault, 1987, Brasil, documentário
Mostra a vida e a carreira da atriz e cantora Zezé Motta, destacando sua trajetória artística e suas múltiplas facetas. O documentário combina depoimentos da própria Zezé e de colaboradores, imagens de suas performances musicais e excertos de obras marcantes, como “Xica da Silva” e “Quilombo”, mostrando sua atuação no cinema, na música e seu engajamento no Movimento Negro e nas lutas contra o racismo.
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




