Exposição ‘A Falsa Minoria’ reúne colagens sobre desigualdade, exclusão e resistência

(foto luisa naves – divulgação)

Campinas recebe, a partir de sexta-feira, 27 de fevereiro, a exposição “A Falsa Minoria”, da artista visual Aura. A mostra permanece em cartaz até 27 de abril na Casa da Cidadania-Casa Esperança, com entrada gratuita e aberta ao público.

Além da exposição, estão previstas duas mediações culturais, nos dias 25 e 26 de fevereiro, às 15h30, antes da abertura oficial da mostra. As atividades buscam promover o diálogo direto entre obra, artista e participantes, criando um espaço de escuta, troca e reflexão, reforçando que essas pessoas não são apenas espectadoras, mas parte ativa e fundamental do projeto, enfatiza Aura.

A artista emprega a colagem analógica para trazer nove trabalhos criados a partir de materiais reciclados, como fotos, textos e imagens de revistas e jornais, dando novos significados a esses elementos a partir de um olhar crítico e sensível diante da “desigualdade, exclusão e luta por sobrevivência”, como define.

“Uso a colagem como linguagem artística capaz de recompor imagens fragmentadas por um sistema que insiste em empurrar para debaixo do tapete vidas e histórias consideradas indesejadas, mas que seguem existindo e resistindo”, destaca Aura.

 Acesso à arte

 “A Falsa Minoria” começou a ser elaborada em 2020, a partir da vivência de Aura como artista de rua e de sua pesquisa sobre grupos marginalizados. “Descobri que essas chamadas minorias não são minoria em número, mas representam uma minoria apenas no acesso a direitos básicos como respeito, saúde, cultura, lazer, educação e moradia. O termo nos faz parecer poucos e frágeis, quando, na verdade, somos fortes, resistentes e seguimos lutando todos os dias para existir e reafirmar nossa existência. Trazer essa exposição para uma casa de acolhimento é uma escolha consciente”, afirma.

A escolha do local onde suas obras serão expostas, reforça, faz parte central do projeto. “É um espaço de acolhimento para pessoas em situação de rua que oferece refeições, banho, acesso à internet, cursos formativos e diversos projetos de ressocialização, promovendo dignidade, visibilidade e acolhimento diariamente”.

A artista aponta o distanciamento da população em situação de rua nos espaços culturais tradicionais, como um reflexo de barreiras estruturais e econômicas que levam à exclusão. “O projeto entende a ocupação da Casa Esperança como um gesto político, urgente e necessário. Diante dessa realidade, parte-se do princípio de que, se essas pessoas não conseguem chegar até a arte, a arte precisa chegar até elas”, frisa. 

Acessibilidade

O projeto disponibilizará material impresso em braile, catálogo digital acessível em PDF com ficha técnica e informações sobre as obras, além de registro fotográfico das ações. As audiodescrições das obras e do texto curatorial estão no canal do YouTube do Conselho Municipal da Juventude de Campinas e o catálogo está disponível pelo link. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 27 de fevereiro a 27 de abril de 2026
Horário: segunda a sexta das 14h30 às 20h e sábados das 8h às 20h
Mediações culturais: 25 e 26 de fevereiro, às 15h30, gratuitas e abertas ao público
Local: Casa da Cidadania-Casa Esperança
Endereço: Rua Francisco Teodoro, 138, Vila Industrial, Campinas-SP

Cultura Carta

Recent Posts

Campinas abre inscrição para eleitores e candidatos a membros do Conselho Municipal do Hip-Hop

(foto firmino piton - PMC) As inscrições para a eleição de membros do Conselho Municipal…

13 hours ago

Encontro instrumental com Diego Estevam, Sthe Araujo e Richard Fermino chega a Campinas

(foto rubens tamashiro - divulgação) Sopro, corda e percussão se cruzam na quarta edição do…

13 hours ago

‘Brasil Canção’ reúne clássicos da MPB em releituras intimistas com voz e violão de 7 cordas

A força e a delicadeza do cancioneiro brasileiro ganham destaque no espetáculo “Brasil Canção”, que…

14 hours ago

Governo Lula fecha acordo para votação da jornada de 40h e dois dias de descanso

(foto bruno spada - cam dos deputados) Os ministros do do governo Lula e o…

15 hours ago

Após privatização, Sabesp paga 708 mil/mês a diretores e acionistas ficam com 37% da conta de água

(imagem reprodução) Após capturarem saneamento em SP, rentistas abocanham 37% das contas d’água. Diretores já…

19 hours ago

Evento tem exibição de O Agente Secreto e debate com pesquisador e diretor do elenco

(imagem divulgação) Nos dias 25 e 26 de maio, a ADunicamp recebe em seu auditório…

2 days ago