‘O Agente Secreto’ conquista prêmio inédito de melhor filme estrangeiro no Critics Choice Awards

(foto paulo pinto – agência brasil)

A produção brasileira “O Agente Secreto” conquistou uma vitória inédita para o Brasil ao vencer o prêmio de melhor filme em língua estrangeira no Critics Choice Awards 2026, na noite deste domingo (4). O filme concorreu com “A Garota Canhota”, “Foi Apenas um Acidente”, “Belén”, “Sirat” e “No Other Choice”.

Dirigido por Kleber Mendonça Filho e protagonizado por Wagner Moura, “O Agente Secreto” tem sido bastante elogiado pela crítica nacional e internacional e foi muito bem recebido nos festivais por onde passou ao longo dos últimos meses.

A produção também concorreu na categoria melhor ator com Wagner Moura, mas Timothée Chalamet foi quem ganhou pelo filme “Marty Supreme”. Competiram com Moura, nesta categoria, os atores Leonardo DiCaprio (“Uma Batalha Após a Outra”), Ethan Hawke (“Blue Moon”) e Michael B. Jordan (“Pecadores”).

Globo de Ouro e Oscar

O Critics Choice Awards é uma das premiações mais prestigiadas do cinema e da televisão, organizada pela Critics Choice Association (CCA), um grupo de mais de 500 críticos dos Estados Unidos e do Canadá que escolhe, anualmente, os melhores trabalhos em filmes, séries e produções para a TV e streaming. O evento é considerado um termômetro para o Oscar, que acontece no dia 15 de março.

Além do prêmio de melhor filme estrangeiro, “O Agente Secreto” pode concorrer no Oscar na categoria melhor direção de elenco. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos anunciou, em dezembro, a pré-lista de indicados em 12 categorias para a 98ª edição do prêmio. A lista final de concorrentes será divulgada dia 22 de janeiro.

O próximo desafio do filme de Kleber Mendonça Filho é o Globo de Ouro 2026, no próximo domingo (11). O longa está indicado nas categorias melhor filme de língua não inglesa e também melhor filme de drama. Wagner Moura concorre como melhor ator.

No ano passado, a atriz Fernanda Torres ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz por sua atuação em “Ainda Estou Aqui”. (Com informações da Agência Brasil / Colaborou Paula Laboissière)


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente