
O clássico da dramaturgia brasileira “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, será apresentado neste domingo, 1º de fevereiro, no Teatro Castro Mendes, em Campinas, em uma montagem que coloca no palco atores profissionais com deficiência intelectual. A apresentação terá interpretação em Libras, reforçando a acessibilidade e inclusão cultural.
Fruto do trabalho de conclusão do Curso de Profissionalização de Atores com Deficiência Intelectual da Tadoma Escola de Artes Cênicas, a peça acompanha, com muito humor, as aventuras de Chicó e João Grilo, personagens emblemáticos da obra de Suassuna, que tentam sobreviver às situações improváveis do sertão nordestino.
Entre encontros com cangaceiros, conflitos com a comunidade e até desafios com a própria morte, a história é conduzida com criatividade, leveza e sensibilidade, colocando em cena temas como amizade, fé, solidariedade e diversidade, e valorizando o protagonismo de atores com deficiência intelectual no palco.
“Ainda existe preconceito em relação a artistas com deficiência, e ele só se quebra com conhecimento, com a disposição de se permitir conhecer. Esse espetáculo, que já tem um ano e meio de trajetória, tem provado isso”, diz Alexandre Souzah, diretor da peça. “A longo prazo, essa presença constante no palco, que hoje ainda precisa ser destacada, tende a normalizar a presença de corpos diferentes no espaço cênico”, acrescenta.
Esses caminhos já começam a se abrir. Souzah conta que, no ano passado, o grupo foi procurado pela produtora FW Filmes e atores selecionados para participar de um filme, que deve estrear no final do ano nos cinemas brasileiros. “Isso é gratificante, porque mostra que, mesmo que aos poucos, a indústria da arte está mudando olhares”, diz.
No elenco, estão Carlos Mesquita, Henrique Tacarambi, João Pedro Costa, Julia Barbosa, Leticiah Menezes, Lucas Nicodemos, Rafael Atkinson Carvalho, Rafael Rocha e Vitor Gonçalves. (Com informações de divulgação)
Serviço
Data: 1º de fevereiro de 2026 (domingo)
Horário: 19h
Local: Teatro Castro Mendes
Endereço: Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial, Campinas-SP
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10 (meia e antecipado), à venda na plataforma Sympla
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




