Roteiro da animação ‘Karaíba’ será lançado em encontro on-line com Daniel Munduruku

(foto divulgação)

O premiado escritor indígena Daniel Munduruku participa de um bate-papo on-line nesta quinta-feira, 4 de dezembro, sobre o roteiro do filme de animação que será baseado em seu livro “O Karaíba – Uma História do Pré-Brasil”, ainda em fase de produção.

Com o título “Animações literárias: uma conversa sobre o pré-Brasil”, o encontro de lançamento reunirá o autor, a roteirista Pricilla Maria e a diretora do filme, Adriana Pinto, com mediação da educadora Alik Wunder, e será transmitido pelo YouTube da produtora Quanta Cultura a partir das 19h30, com acesso aberto ao público pelo link.

A obra de Munduruku, voltada ao púlico infanto-juvenil, transporta os leitores para o período anterior à chegada dos colonizadores europeus e busca resgatar a identidade cultural dos povos originários, reconstituindo, por meio da ficção, a vida, costumes e organização.

A narrativa entrelaça as histórias e aventuras de três jovens: Perna Solta, que se apaixona por uma prisioneira chamada Maraí, e Potira, uma tupiniquim que sonha em ser guerreira. Na obra, o autor enfatiza a resistência, a importância da transmissão de saberes e da preservação cultural.

A roda de conversa integra a contrapartida educacional de projeto aprovado no Edital Fomento CULTSP – ProAC que contempla a adaptação de obra literária para roteiro cinematográfico. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações da ONG Quanta Cultura voltadas ao fomento, valorização e divulgação da cultura indígena.

Entre essas ações, destacam-se o projeto de incentivo à leitura de literatura indígena Quanta Criança Lendo (2020/21) e os curtas de animação “Mundo Munduruku”, “Floresta em Pé” e “A História das Histórias”, estrelados pelo personagem Daniel Curumim e seu grupo de amigos, todos disponíveis no YouTube da Quanta Cultura.

Quem estará na roda de conversa

Daniel Munduruku é escritor indígena, graduado em Filosofia, com licenciatura em História e Psicologia, doutor em Educação pela USP e pós-doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos. É diretor-presidente do Instituto UKA – Casa dos Saberes Ancestrais. Desde 2008, é Comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República e membro fundador da Academia de Letras de Lorena (SP). Autor de 52 livros para crianças, jovens e educadores, recebeu diversos prêmios no Brasil e no exterior, entre eles o Prêmio Jabuti, Prêmio da Academia Brasileira de Letras, Prêmio Érico Vanucci Mendes (CNPq) e o Prêmio Tolerância (UNESCO).

Pricilla Maria, roteirista de Belém (PA), iniciou sua trajetória como assistente de roteiro em projetos de não ficção. Depois, mergulhou na comédia com os projetos “Faz Teu Nome” e “No Corre” (Multishow), “Cangaceiro do Futuro” (Netflix) e no projeto internacional do Porta dos Fundos, “Harina 2” (Amazon Prime). Atualmente, é membro da diretoria da Associação Brasileira de Cinema de Animação, onde atua no fortalecimento do setor. Também participa como jurada em diversos festivais, reconhecendo e celebrando novos talentos.

Adriana Pinto é executiva criativa, produtora e animadora. Trabalha no mercado audiovisual desde 1998, tendo atuado em todas as etapas do processo de produção de projetos. É educomunicadora em comunidades em situação de vulnerabilidade social e, como professora universitária, formatou e ministrou a disciplina “Princípios e Técnicas de Animação”. Atualmente, é presidente da Associação Brasileira de Cinema de Animação.

Alik Wunder é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora livre-docente na Faculdade de Educação da mesma universidade. Está vinculada ao Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte (Delart), atuando na pós-graduação e nos cursos de licenciatura. É pesquisadora do Laboratório de Estudos Audiovisuais – Olho e integra a Comissão Assessora para a Inclusão Acadêmica e Participação dos Povos Indígenas da Unicamp. Suas pesquisas se concentram em educação, com ênfase em imagem, filosofia contemporânea, experimentações visuais e literárias, artes e pensamento indígena.

Serviço

Data: 4 de dezembro de 2025 (quinta-feira)
Horário: 19h30
Acesso: transmissão ao vivo pelo YouTube da Quanta Cultura pelo link


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente