Rabeca Cultural promove noite de música e literatura, com apresentação de coral e leitura de livros

(foto inês azevedo – divulgação)

O espaço Rabeca Cultural, em Campinas, promove uma noite dedicada à música e à literatura nesta sexta-feira, 5 de dezembro, com apresentação do Coral Volare, sessões de autógrafos e leituras dos livros “Pra onde foi vó Zita”, de Márcia Abreu, e “O tempo, a poesia e a vida”, organizado por Naoko Silveira.

Com regência de Ana Salvagni, o Coral Volare reúne 25 vozes dedicadas ao canto a cappella. Seu repertório transita por diferentes estilos e culturas, e suas apresentações têm marcado presença em Campinas e em importantes encontros e festivais, como Vozes da Mantiqueira (São Francisco Xavier–SP), Canta Brasil (Caxambu–MG), Cantoritiba (Curitiba–PR), Canta Del Rei (São João del Rei–MG) e Associação Sabesp (Campos do Jordão).

O livro “Pra onde foi a vó Zita?” trata de Juju que acorda em uma casa silenciosa. Sua avó, presença constante de afeto e segurança, desapareceu. Sem respostas diretas dos adultos, a menina tenta reconstruir o que aconteceu a partir de cheiros, memórias, conversas entreouvidas e histórias infantis. A narrativa aborda a perda do ponto de vista da criança, combinando delicadeza, dor e a persistência do amor.

Quatro décadas depois de escritos, poemas de Benami, Naoko, Sato e Silvio chegam ao público em “Sobre o tempo, a poesia e a vida”, trazendo à tona a intensidade da juventude universitária dos anos 1970. Nos versos, aparecem o despertar do amor, a descoberta da sensualidade, o engajamento político e o enfrentamento das incertezas da vida adulta. São poemas que registram ritos de passagem e permanecem atuais na sua sensibilidade. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 5 de dezembro de 2025 (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Rabeca Cultural
Endereço: Av. Dona Maria Franco Salgado, 250, Sousas, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita

Cultura Carta

Recent Posts

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

17 hours ago

Calu mistura samba-canção, baião, blues e MPB no show ‘Certas Canções’

(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…

18 hours ago

Praça de Barão Geraldo recebe a primeira edição do Durval Rock Festival

(foto divulgação) O 1º Durval Rock Festival acontece este sábado, 6 de dezembro das 11h…

18 hours ago

1º Folk Festival terá música e gastronomia no Parque Ecológico de Campinas

(foto reprodução - instagram) A partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 8,…

19 hours ago

Pesquisa de universidade pública descobre potencial herbicida biológico superior ao glifosato

(foto debora barreto - divulgação) Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), universidade pública…

20 hours ago

Bancada ruralista transformou o Brasil no lixão químico mundial do agrotóxico

(foto zeca ribeiro - câmara dos deputados) Do BdF - Movimentos sociais, especialistas e representantes…

20 hours ago