
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou nesta terça-feira, 16 de dezembro, a pré-seleção de indicados ao Oscar 2026, e o Brasil aparece na lista em quatro categorias. “O Agente Secreto” chega a essa que pode ser considerada a semifinal da premiação em duas: Melhor Filme Internacional e Melhor Elenco. Também continuam na disputa a uma indicação “Apocalipse nos Trópicos” (Melhor Documentário) e “Amarela” (Melhor Curta-Metragem em Live Action).
Chamada de “shortlist”, é desta pré-lista que são escolhidos os cinco finalistas que disputam a estatueta em cada uma das 12 categorias. Além das produções nacionais, outro brasileiro se destaca, Adolpho Veloso, na categoria de Melhor Fotografia por seu trabalho no filme “Sonhos de Trem”, do norte-americano Clint Bentley.
Indicado para o Globo de Ouro no último dia 8 em três categorias, “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho e protagonizado por Wagner Moura, já acumula importantes premiações, entre elas de Melhor Ator e Melhor Direção no Festival de Cannes. O filme se passa em Recife nos anos 1970, durante a ditadura militar.
O documentário “Apocalipse nos Trópicos”, de Petra Costa, apresenta um retrato do Brasil onde fé, poder e medo ocupam um mesmo território, com o crescimento do fundamentalismo evangélico, em que discursos religiosos e políticos se misturam, transformando a crença em instrumento de controle.
De André Hayato Saito, o curta “Amarelo” é ambientado em São Paulo na final da Copa do Mundo de 1998, entre Brasil e França, e aborda identidade, pertencimento e racismo a partir da história de uma adolescente nipo-brasileira – vivida pela premiada atriz Melissa Uehara – que rejeita as tradições de sua família japonesa.
Confira a shortlist completa e quem concorre a uma indicação com os brasileiros no site oficial do Oscar.
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




