
A 2ª Mostra de Arte e Cultura Trans de Campinas está com inscrições abertas até 15 de dezembro para pessoas interessadas em integrar a programação do evento, marcado para os dias 6, 7 e 8 de fevereiro de 2026 na Sala dos Toninhos, anexa à Estação Cultura. Podem se candidatar artistas e coletivos trans, travestis e não binários atuantes em Campinas e região. As inscrições são gratuitas.
Organizada por artistas e produtores culturais da região, a Mostra chega a 2026 com novidades: além das atrações artísticas, terá pela primeira vez uma residência artística. Intitulada “O que é preciso para se fazer uma pérola?”, a atividade reunirá cinco artistas de diferentes linguagens para a criação de uma obra coletiva que será apresentada na abertura do evento.
A Mostra Trans de Campinas tem como objetivo promover e dar visibilidade à arte e cultura produzidas por pessoas trans, travestis e não binários, celebrando suas expressões estéticas e fortalecendo suas redes de criação. A programação contará com teatro, dança, música, performances, audiovisual, exposições e discotecagem.
As listas de artistas e coletivos selecionados para a programação e para a residência serão divulgadas no dia 5 de janeiro de 2026 no Instagram da Mostra, após análise feita por curadoria especializada. Em todas as modalidades, haverá pagamento de cachê correspondente à atividade indicada.
Os editais, formulários de inscrição e mais informações sobre a seleção para compor a programação e participar da residência artística podem ser acessados pelo perfil da Mostra no Instagram. O prazo para se inscrever vai até as 23h59 de 15 de dezembro. (Com informações de divulgação)
ATIVIDADES ARTÍSTICAS
Quem pode se inscrever
Artistas trans, travestis e não binários, maiores de 18 anos, residentes e/ou atuantes na Região Metropolitana de Campinas (RMC), preferencialmente residentes em Campinas.
Coletivos com ficha técnica composta majoritariamente por pessoas trans, travestis ou não binários.
Pessoas cisgênero poderão se inscrever somente na categoria Audiovisual, desde que a obra tenha temática trans e/ou ficha técnica majoritariamente formada por pessoas trans.
Categorias de inscrição
Exposição de Artes Visuais: pintura, escultura, gravura, fotografia, instalação e outras linguagens visuais.
Exibição Audiovisual: curtas e médias-metragens, animações, documentários, videoclipes, videoarte etc.
Artes da Cena/Presença: teatro, dança, drag, circo, performance e demais linguagens, com duração de até 20 minutos.
Música: shows, intervenções musicais e performances sonoras.
RESIDÊNCIA ARTÍSTICA
Quem pode se inscrever
Artistas trans, travestis e não binários das linguagens de teatro, dança, circo, música e ballroom.
Quando e como será
A residência acontecerá entre 30 de janeiro e 5 de fevereiro de 2026, reunindo cinco artistas. Durante sete dias, a residência promoverá troca interdisciplinar, experimentação e criação coletiva para uma apresentação pública na abertura da Mostra, em 6 de fevereiro de 2026.
ONDE SE INSCREVER
Os links para os editais e formulários de inscrição podem ser acessados pelo Instagram da Mostra.
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




