Monólogo ‘Não Conta Pra Ninguém’ acompanha jornada interna de atriz para recuperar a voz

(foto karim kahn – divulgação)

O Teatro SIA Santa recebe nesta quarta e quinta-feira, 17 e 18 de dezembro, às 19h30, o monólogo “Não Conta Pra Ninguém”. O espetáculo tem entrada gratuita e faz parte de uma iniciativa voltada a ampliar o acesso à arte e ao mesmo tempo levar ao público questões relacionadas à saúde mental. A programação inclui também uma oficina de escrita criativa no dia 18, às 14h

A peça é protagonizada por Helga Nemetik, sob direção de Michelle Ferreira e com dramaturgia de Juliana Rosenthal, e retorna a Campinas após temporadas na capital paulista e passagem por cidades do interior como Ribeirão Preto, Piracicaba e São José dos Campos.

A trama retrata um drama pessoal vivido pela personagem central, uma atriz de musicais que perde a voz antes de uma audição e descobre que a origem do problema não é física. A narrativa desenvolve-se enquanto a protagonista investiga segredos do passado para tentar recuperar a fala e o canto.

Escrita criativa

Com duração de três horas, a oficina de escrita criativa será conduzida pelo escritor Marcelo Aouila, autor de oito livros e oito peças de teatro. Voltada a pessoas acima de 14 anos, de estudantes a escritores em formação e outros interessados, a atividade busca o desbloqueio da criatividade, abrangendo o planejamento de textos e a apresentação de diferentes formas de narrativa em exercícios práticos.

O programa do curso inclui a criação de personagens, definições de reviravoltas no enredo (plot twist) e técnicas para gerar curiosidade no leitor. A proposta foca no entendimento de que o escritor vivencia um processo constante de maturação e oferece ferramentas para uso durante a criação textual. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 17 e 18 de dezembro de 2025 (quarta e quinta-feira)
Horário: 19h30
Oficina de escrita: 18/12 às 14h
Local: Teatro SIA Santa
Endereço: Rua Sebastião Paulino dos Santos, 32, Parque Santa Bárbara
Ingressos: entrada gratuita

Cultura Carta

Recent Posts

Lula abre 10 pontos de vantagem no Datafolha e Flávio Bolsonaro é o mais rejeitado

(foto ricardo stuckert - pr) Uma nova pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (20) pela Folha…

3 hours ago

Orquestra da Unicamp apresenta concerto dedicado à música de câmara

(imagem divulgação) A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) realiza no dia 25 de junho, quinta-feira, às…

1 day ago

Casa do Sol terá dois dias de literatura e outras artes na 4ª edição da Hilstianas

Ana Salvagni e Ricardo Henrique (foto divulgação) No próximo fim de semana, a Casa do…

2 days ago

Ana Cristina Colla dança histórias femininas em ‘SerEstando Mulheres’, no Lume Teatro

(foto divulgação) A atriz e pesquisadora Ana Cristina Colla sobe ao palco da sede do…

2 days ago

Evandro Gracelli Quinteto apresenta jazz à brasileira no show ‘BrAzulcaJá’

(foto tatiana ribeiro - divulgação) O espetáculo musical “BrAzulcaJá”, com o Evandro Gracelli Quinteto, será…

2 days ago

Coletivo Fly Maria apresenta ‘Mulheres que Voam’ no Centro de Convivência Cultural

(foto felipe valerio reis da silva - divulgação) O grupo Fly Maria usa a dança,…

2 days ago