Ciclo sobre cinema e psicanálise exibe a comédia ‘Boa Sorte, Leo Grande’ com Emma Thompson

(imagem reprodução – divulgação)

O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” realiza no próximo dia 13 de dezembro (sábado), a partir das 16 horas, mais uma sessão aberta ao público no auditório da ADunicamp. A atividade exibirá o filme “Boa Sorte, Leo Grande”, drama com nuances de comédia que tem conquistado público e crítica pela abordagem delicada e profunda de temas ligados à intimidade e ao autoconhecimento.

A narrativa acompanha o encontro transformador entre Nancy Stokes, interpretada por Emma Thompson, uma professora de religião aposentada que jamais vivenciou pleno prazer sexual, e Leo Grande (Daryl McCormack), um jovem garoto de programa contratado para guiá-la nessa experiência de descoberta. Embora a premissa pareça simples, o longa se destaca por explorar, com sensibilidade e humanidade, questões como sexualidade feminina, repressão, tabus, além da busca pela própria identidade e liberdade emocional.

A sessão é gratuita e integra a proposta do projeto de promover debates e reflexões por meio da sétima arte.

Cinema e psicanálise
Idealizado e coordenado pelos psicanalistas e docentes Sarah Arana (IB/Unicamp) e Alexandro Henrique Paixão (FE/Unicamp), com o apoio da ADunicamp, o projeto convida a comunidade universitária e o público de Campinas e região a pensar os atravessamentos entre inconsciente, política e cultura, a partir da experiência cinematográfica.

A iniciativa convida o público a mergulhar nos cruzamentos entre a linguagem cinematográfica e o olhar psicanalítico, capazes de tocar as camadas mais profundas da subjetividade, com a proposta de abrir um espaço de escuta coletiva para as emoções e reflexões evocadas pela obra em questão.

Organizadores e debatedores
Alexandro Henrique Paixão é professor Livre Docente do Departamento de Ciências Sociais na Educação da Faculdade de Educação (FE/Unicamp), Bolsista Produtividade do CNPq (PQ 2), Membro Associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e Membro Associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Campinas.

Sarah Arana tem formação em psicanálise pelo Centro de Formação e Assistência à Saúde, é pesquisadora científica na área de Patologia Experimental e Comparada e docente aposentada do Instituto de Biologia (IB/Unicamp). Atualmente dedica-se à clínica psicanalítica e a projetos culturais que dialoguem com a psicanálise.

Serviço | Projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” | Sessão de dezembro
Filme: Boa sorte, Leo Grande (direção de Sophie Hyde, Reino Unido, 2022, 97 min, 16 anos) Data: 13/12/25 (sábado)
Horário: 16h
Local: Auditório da ADunicamp
(Av. Érico Veríssimo, 1479, Cidade Universitária, Campinas/SP)
Entrada gratuita
Sinopse: Nancy Stokes é uma viúva de 55 anos que anseia por alguma aventura, alguma conexão humana e algum sexo. Bom sexo. Pela primeira vez em sua vida. Embora seu marido Robert fornecesse um lar, uma família, algo semelhante a uma vida, sexo bom nunca esteve disponível. Mas, ele se foi e agora Nancy tem um plano. Como ela diz, “há freiras com mais experiência sexual do que eu”‘. Portanto, sendo a mulher razoável e prática que é, e como ex-professora que gosta de ser organizada, faz uma pesquisa completa e contrata os serviços de Leo Grande, um trabalhador do sexo (ou ‘terapeuta sexual’ como prefere) para uma noite de êxtase.


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente