Teatro Barracão recebe montagem de ‘Santa Joana dos Matadouros’, de Bertold Brecht

(foto divulgação)

O espetáculo “Santa Joana dos Matadouros”, adaptado do texto homônimo de Bertold Brecht, será apresentado em quatro sessões no Teatro Barracão, em Campinas, entre este domingo, 30 de novembro, e 7 de dezembro.

A montagem é resultado de um exercício cênico colaborativo realizado ao longo do ano por participantes da turma 2025 do curso livre de teatro do Barracão, que há 20 anos promove estudos, práticas e pesquisas teatrais.

O texto de Bertold Bretch faz uma crítica à exploração da classe trabalhadora, reflete sobre a consciência de classe e também o papel da religião e da ideologia nas relações de exploração do trabalho. Apesar de escrito entre os anos de 1929 e 1931, permanece atual, com situações ainda vividas nos dias de hoje, mostrando, segundo o grupo, “a relevância desta história continuar a ser contada”.

Com direção geral de Eduardo Brasil, codireção de Carmen Esteves, direção musical de Saraswatti Dassi e iluminação de Eduardo Brasil, a peça tem no elenco Aleandro Da Hora, ⁠Gerson Carneiro, ⁠Gustavo Cerejo, ⁠Jaqueline Lopes Dias, ⁠Marcelo Félix, ⁠Maria Alice Garcia, ⁠Marina Guimarães de Faria, ⁠Matheus Augusto, ⁠Pedro Augusto Vicente, ⁠Pedro Dias, ⁠Pedro M Meyer e ⁠Silvia Oliveira. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 30 de novembro, 5, 6 e 7 de dezembro de 2025
Horário: 19h (30/11 e 7/12) e 20h (5/12 e 6/12)
Local: Teatro Barracão
Endereço: Rua Eduardo Modesto, 128, Vila Santa Isabel, Barão Geraldo, Campinas-SP
Ingressos: contribuição espontânea no chapéu/chapix, com retirada de senhas uma hora antes da apresentação

Cultura Carta

Recent Posts

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

19 hours ago

Calu mistura samba-canção, baião, blues e MPB no show ‘Certas Canções’

(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…

20 hours ago

Praça de Barão Geraldo recebe a primeira edição do Durval Rock Festival

(foto divulgação) O 1º Durval Rock Festival acontece este sábado, 6 de dezembro das 11h…

20 hours ago

1º Folk Festival terá música e gastronomia no Parque Ecológico de Campinas

(foto reprodução - instagram) A partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 8,…

20 hours ago

Pesquisa de universidade pública descobre potencial herbicida biológico superior ao glifosato

(foto debora barreto - divulgação) Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), universidade pública…

21 hours ago

Bancada ruralista transformou o Brasil no lixão químico mundial do agrotóxico

(foto zeca ribeiro - câmara dos deputados) Do BdF - Movimentos sociais, especialistas e representantes…

22 hours ago