Categories: MúsicaPrograme-se

Orquestra Sinfônica da Unicamp apresenta o concerto ‘Os Primeiros Românticos’

(foto helyana manso – divulgação)

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) apresenta nesta quinta-feira, 13 de novembro, o concerto “Os Primeiros Românticos” no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. O espetáculo começa às 19h30 e a entrada é gratuita.

O programa propõe um encontro entre dois compositores que marcaram o início do romantismo em diferentes tempos e lugares. O alemão Carl Maria von Weber, com o Concerto nº 1 para Clarinete em Fá Menor, Op. 73, é considerado um dos primeiros representantes do romantismo musical, tanto por suas óperas quanto por este concerto, uma das obras mais expressivas e inovadoras já escritas para o instrumento.

No Brasil, o compositor Alberto Nepomuceno também figura entre os precursores do romantismo nacional, com sua Sinfonia em Sol Maior, peça de intensa força melódica e escrita orquestral refinada.

O concerto conta com a participação do clarinetista Daniel Oliveira como solista e regência da maestrina Cinthia Alireti. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 13 de novembro (quinta-feira)
Horário: 19h30
Local: Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) – Unicamp
Endereço: Rua Albert Sabin, s nº. Cidade Universitária, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita

Cultura Carta

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

5 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

11 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

21 hours ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

2 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

3 days ago