Categories: Mais

Mural na fachada do Castro Mendes homenageia e resgata memórias do patrono do teatro

(fotos firmino piton – pmc)

Um recorte de memórias. É assim que o artista Fabiano Carriero se refere ao mural “Efemérides: No dia de hoje Zeca Mendes foi lembrado”, inaugurado oficialmente nesta semana na fachada do Teatro Municipal “José de Castro Mendes”, na Vila Industrial, em Campinas.

A obra, grandiosa, com 84 metros quadrados, é uma homenagem ao patrono do teatro. Jornalista, escritor, artista, fotógrafo, historiador e pesquisador, Zék ou Zeca Mendes, como era chamado José de Castro Mendes (1901-1970), foi um dos grandes responsáveis por registrar a história da cidade.

Pintou antigas fazendas em aquarelas, criou e dirigiu museus, escreveu o livro “Efemérides Campineiras” e reuniu dezenas de imagens em “Retratos da Velha Campinas”, entre muitas outras iniciativas. Amante das artes, mantinha colunas jornalísticas sobre cinema, teatro e outras expressões artísticas e foi um grande incentivador dos grupos teatrais amadores da cidade.

Agora, o mural, diz Carriero (foto ao lado) cumpre a função de resgatar a sua memória. “Quem foi José Castro Mendes, se só se fala do Carlos?”, pergunta o artista. Esse resgate, conta, foi feito através de suas crônicas e de sua faceta de artista plástico: “Eu tentei pegar um pouco sobre o que ele fazia, que chama Efemérides. E falei pra mim mesmo, vou tentar criar uma efeméride sobre o que ele fazia, a poética dele, com o teatro”.

Arte na rua

A obra, com o tema Meio Ambiente Urbano, foi viabilizada pelo edital nº 002/2023 – Intervenções Artísticas de Arte Urbana, Grafite e Muralismo – Campinas Arte Urbana: Paisagens Artísticas no Ambiente Urbano, realizado em parceria entre as secretarias de Cultura e Turismo, e do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade de Campinas.

“Esse incentivo é essencial porque nos permite acreditar na possibilidade de viver da nossa arte. Além da questão profissional, o edital garante liberdade de expressão para levarmos nosso trabalho para a rua”, diz Carriero.

Robson Loddo, um dos fundadores do Grupo e Escola de Teatro Téspis, que tem sua sede ao lado do Teatro Castro Mendes, destaca a valorização do espaço comunitário e a relação do mural com o público: “A arte é onde a gente sempre se encontra, ela tem esse poder de reunir, de agregar as pessoas. É como se a arte estivesse abraçando a praça, as pessoas têm contemplação. O número de pessoas que vêm aqui todo ano é grande, tem as apresentações, o público faz parte disso”.

O TEATRO
O Castro Mendes foi inaugurado em 1970 onde antes ficava o antigo cinema da Vila Industrial, o Cine Casablanca, devolvendo à cidade um espaço para as artes cênicas após a demolição do Teatro Municipal, em 1965. A inauguração marcou os 100 anos da primeira apresentação da ópera “O Guarani”, do maestro campineiro Carlos Gomes, no Teatro alla Scala, em Milão, na Itália. Em 1997, o teatro passou por obras, mas, em estado de abandono, foi fechado em 2007 para reformas e só reabriu cinco anos depois, em dezembro de 2012. Ganhou uma nova fachada, uma sala de espetáculos renovada com capacidade para 760 pessoas e palco em estilo italiano, além de três salas para ensaios.

Cultura Carta

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

10 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

16 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago