Categories: Mais

Mural na fachada do Castro Mendes homenageia e resgata memórias do patrono do teatro

(fotos firmino piton – pmc)

Um recorte de memórias. É assim que o artista Fabiano Carriero se refere ao mural “Efemérides: No dia de hoje Zeca Mendes foi lembrado”, inaugurado oficialmente nesta semana na fachada do Teatro Municipal “José de Castro Mendes”, na Vila Industrial, em Campinas.

A obra, grandiosa, com 84 metros quadrados, é uma homenagem ao patrono do teatro. Jornalista, escritor, artista, fotógrafo, historiador e pesquisador, Zék ou Zeca Mendes, como era chamado José de Castro Mendes (1901-1970), foi um dos grandes responsáveis por registrar a história da cidade.

Pintou antigas fazendas em aquarelas, criou e dirigiu museus, escreveu o livro “Efemérides Campineiras” e reuniu dezenas de imagens em “Retratos da Velha Campinas”, entre muitas outras iniciativas. Amante das artes, mantinha colunas jornalísticas sobre cinema, teatro e outras expressões artísticas e foi um grande incentivador dos grupos teatrais amadores da cidade.

Agora, o mural, diz Carriero (foto ao lado) cumpre a função de resgatar a sua memória. “Quem foi José Castro Mendes, se só se fala do Carlos?”, pergunta o artista. Esse resgate, conta, foi feito através de suas crônicas e de sua faceta de artista plástico: “Eu tentei pegar um pouco sobre o que ele fazia, que chama Efemérides. E falei pra mim mesmo, vou tentar criar uma efeméride sobre o que ele fazia, a poética dele, com o teatro”.

Arte na rua

A obra, com o tema Meio Ambiente Urbano, foi viabilizada pelo edital nº 002/2023 – Intervenções Artísticas de Arte Urbana, Grafite e Muralismo – Campinas Arte Urbana: Paisagens Artísticas no Ambiente Urbano, realizado em parceria entre as secretarias de Cultura e Turismo, e do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade de Campinas.

“Esse incentivo é essencial porque nos permite acreditar na possibilidade de viver da nossa arte. Além da questão profissional, o edital garante liberdade de expressão para levarmos nosso trabalho para a rua”, diz Carriero.

Robson Loddo, um dos fundadores do Grupo e Escola de Teatro Téspis, que tem sua sede ao lado do Teatro Castro Mendes, destaca a valorização do espaço comunitário e a relação do mural com o público: “A arte é onde a gente sempre se encontra, ela tem esse poder de reunir, de agregar as pessoas. É como se a arte estivesse abraçando a praça, as pessoas têm contemplação. O número de pessoas que vêm aqui todo ano é grande, tem as apresentações, o público faz parte disso”.

O TEATRO
O Castro Mendes foi inaugurado em 1970 onde antes ficava o antigo cinema da Vila Industrial, o Cine Casablanca, devolvendo à cidade um espaço para as artes cênicas após a demolição do Teatro Municipal, em 1965. A inauguração marcou os 100 anos da primeira apresentação da ópera “O Guarani”, do maestro campineiro Carlos Gomes, no Teatro alla Scala, em Milão, na Itália. Em 1997, o teatro passou por obras, mas, em estado de abandono, foi fechado em 2007 para reformas e só reabriu cinco anos depois, em dezembro de 2012. Ganhou uma nova fachada, uma sala de espetáculos renovada com capacidade para 760 pessoas e palco em estilo italiano, além de três salas para ensaios.

Cultura Carta

Recent Posts

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

21 hours ago

Calu mistura samba-canção, baião, blues e MPB no show ‘Certas Canções’

(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…

22 hours ago

Praça de Barão Geraldo recebe a primeira edição do Durval Rock Festival

(foto divulgação) O 1º Durval Rock Festival acontece este sábado, 6 de dezembro das 11h…

22 hours ago

1º Folk Festival terá música e gastronomia no Parque Ecológico de Campinas

(foto reprodução - instagram) A partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 8,…

22 hours ago

Pesquisa de universidade pública descobre potencial herbicida biológico superior ao glifosato

(foto debora barreto - divulgação) Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), universidade pública…

24 hours ago

Bancada ruralista transformou o Brasil no lixão químico mundial do agrotóxico

(foto zeca ribeiro - câmara dos deputados) Do BdF - Movimentos sociais, especialistas e representantes…

1 day ago