
A mostra “Impresso & Coletivo”, com obras de 15 artistas que exploram a gravura como campo de criação e pensamento visual, será aberta neste sábado, 22 de novembro, no espaço Ruído, em Campinas. A exposição, realizada pelo projeto Xilomóvel, apresenta uma seleção de trabalhos desenvolvidos pelos participantes do ateliê de gravura ao longo deste ano.
Os trabalhos, em xilogravura, gravura em metal, monotipia e linoleogravura, revelam diferentes percursos e poéticas nascidas das pesquisas individuais de cada artista e do diálogo entre técnica, matéria e experimentação, mostrando a pluralidade de abordagens que atravessam o coletivo e o potencial expressivo da gravura contemporânea.
Participam da exposição os artistas Beatriz Campolim, Caia Gusmão Ferrer, Ciro, Gabriel Debone, Gui Domingos, Helena Rybka, Jairo Uryu Silva, João Botas, João Makray, Juliana Sá, Manu Camargo, Marcela Pacola, Pedro Muramatsu (PeHamu), Tainá dos Santos e Vienno.
O Xilomóvel é um projeto dedicado à pesquisa e à difusão da gravura, promovendo encontros entre artistas em um ambiente coletivo de experimentação e troca. A partir de aulas semanais, o ateliê se constitui como um espaço de investigação artística, onde o fazer gráfico se expande em múltiplas linguagens e processos. (Com informações de divulgação)
Serviço
Data: abertura 22 de novembro de 2025 (sábado)
Horário: das 16h às 22h
Visitação: às sextas e sábados, nos dias 22 e 23, 29 e 30, das 17h às 22h
Local: Ruído
Endereço: Av. Dr. Moraes Salles 758, 2° andar, Centro, Campinas-SP (acesso por escada)
Ingressos: entrada gratuita
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




