Categories: Programe-se

Documentário Até Onde a Vista Alcança traz a luta pela terra do povo Kariri-Xocó

(imagem divulgação)

Neste dia 13 de novembro (quinta-feira), o Auditório da ADunicamp recebe a exibição do documentário “Até Onde a Vista Alcança”, dirigido por Hidalgo Romero e Alice Villela, uma produção do Laboratório Cisco que lança luz sobre a luta pela terra a partir da perspectiva do povo Kariri-Xocó. Com o sucesso da primeira sessão que se esgotou rapidamente, os diretores decidiram abrir uma sessão extra para a pré-estreia do documentário.

A retirada gratuita de ingressos via plataforma Sympla pode ser feita neste link.

Após a exibição haverá uma abertura com as presenças da liderança indígena Pawanã Kariri-Xocó e de sua filha Nani, seguida de debate com os diretores do filme Alice Villela e Hidalgo Romero, uma celebração da resistência e da memória dos povos originários.

O filme acompanha três gerações de indígenas Kariri-Xocó em uma expedição pelo território memorial de seu povo, roubado ao longo dos séculos de colonização. Entre cantos, rituais e histórias, “Até Onde a Vista Alcança” traça um road movie político e espiritual, em que câmeras, drones, cocares e maracas se tornam ferramentas de retomada. A musicalidade presente no cotidiano da aldeia transforma o documentário em uma experiência sensorial que entrelaça cultura e luta.

Contemplado pelo ProAC, pela Lei Paulo Gustavo de Campinas e com apoio da Wenner-Gren Foundation, o projeto integrou laboratórios como o BrLab, o Brasil CineMundi, o Ibermedia e o Taturana Lab + Impacta Cine.

Após a estreia, os diretores pretendem lançar uma campanha de impacto social, ampliando a visibilidade das comunidades indígenas nordestinas e reforçando o papel dos povos da Caatinga na sustentabilidade ambiental do único bioma 100% brasileiro.

Mais do que um filme, “Até Onde a Vista Alcança” é um ato de resistência e reconexão, onde o cinema se faz ferramenta de luta coletiva e de reconstrução da memória.

Serviço | Exibição do documentário “Até Onde a Vista Alcança”
13/11/2025 (quinta), às 17h
Auditório da ADunicamp (Érico Veríssimo, 1479, Cid. Universitária, Campinas – SP)
Ingressos gratuitos, limitados à lotação do espaço.
Acessibilidade: o evento contará com intérprete de Libras presencialmente e a exibição do filme contará com recursos de Libras e de Audiodescrição através do app Greta.
Classificação Indicativa: livre para todos os públicos
Link para reservar ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/sessao-extra-ate-onde-a-vista-alcanca/3201549#compartilhar-evento?share_id=copiarlink

Conheça os Diretores
Alice Villela é antropóloga visual com doutorado em Antropologia Social e mestrado em Artes. É diretora e pesquisadora de filmes realizados junto a Povos Indígenas.

Hidalgo Romero é membro da produtora Laboratório Cisco desde 2006, onde atua como produtor, diretor e roteirista. Trabalha com temas relacionados ao meio ambiente, direitos humanos, música tradicional e movimentos sociais.

O primeiro filme da dupla, “Acontecências” (2009), sobre os Asuriní do Xingu, participou de importantes festivais como 22º IDFA, 10º É Tudo Verdade, e recebeu uma menção honrosa na 37ª Jornada da Bahia. Realizaram também o média-metragem “A Briga do Cachorro com a Onça” (2013), e os curtas “Toré” (2022) e “Na Volta do Mundo” (2022).

Carta Campinas

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

6 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

12 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

22 hours ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

2 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

3 days ago