(imagem divulgação)
Neste dia 13 de novembro (quinta-feira), o Auditório da ADunicamp recebe a exibição do documentário “Até Onde a Vista Alcança”, dirigido por Hidalgo Romero e Alice Villela, uma produção do Laboratório Cisco que lança luz sobre a luta pela terra a partir da perspectiva do povo Kariri-Xocó. Com o sucesso da primeira sessão que se esgotou rapidamente, os diretores decidiram abrir uma sessão extra para a pré-estreia do documentário.
A retirada gratuita de ingressos via plataforma Sympla pode ser feita neste link.
Após a exibição haverá uma abertura com as presenças da liderança indígena Pawanã Kariri-Xocó e de sua filha Nani, seguida de debate com os diretores do filme Alice Villela e Hidalgo Romero, uma celebração da resistência e da memória dos povos originários.
O filme acompanha três gerações de indígenas Kariri-Xocó em uma expedição pelo território memorial de seu povo, roubado ao longo dos séculos de colonização. Entre cantos, rituais e histórias, “Até Onde a Vista Alcança” traça um road movie político e espiritual, em que câmeras, drones, cocares e maracas se tornam ferramentas de retomada. A musicalidade presente no cotidiano da aldeia transforma o documentário em uma experiência sensorial que entrelaça cultura e luta.
Contemplado pelo ProAC, pela Lei Paulo Gustavo de Campinas e com apoio da Wenner-Gren Foundation, o projeto integrou laboratórios como o BrLab, o Brasil CineMundi, o Ibermedia e o Taturana Lab + Impacta Cine.
Após a estreia, os diretores pretendem lançar uma campanha de impacto social, ampliando a visibilidade das comunidades indígenas nordestinas e reforçando o papel dos povos da Caatinga na sustentabilidade ambiental do único bioma 100% brasileiro.
Mais do que um filme, “Até Onde a Vista Alcança” é um ato de resistência e reconexão, onde o cinema se faz ferramenta de luta coletiva e de reconstrução da memória.
Serviço | Exibição do documentário “Até Onde a Vista Alcança”
13/11/2025 (quinta), às 17h
Auditório da ADunicamp (Érico Veríssimo, 1479, Cid. Universitária, Campinas – SP)
Ingressos gratuitos, limitados à lotação do espaço.
Acessibilidade: o evento contará com intérprete de Libras presencialmente e a exibição do filme contará com recursos de Libras e de Audiodescrição através do app Greta.
Classificação Indicativa: livre para todos os públicos
Link para reservar ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/sessao-extra-ate-onde-a-vista-alcanca/3201549#compartilhar-evento?share_id=copiarlink
Conheça os Diretores
Alice Villela é antropóloga visual com doutorado em Antropologia Social e mestrado em Artes. É diretora e pesquisadora de filmes realizados junto a Povos Indígenas.
Hidalgo Romero é membro da produtora Laboratório Cisco desde 2006, onde atua como produtor, diretor e roteirista. Trabalha com temas relacionados ao meio ambiente, direitos humanos, música tradicional e movimentos sociais.
O primeiro filme da dupla, “Acontecências” (2009), sobre os Asuriní do Xingu, participou de importantes festivais como 22º IDFA, 10º É Tudo Verdade, e recebeu uma menção honrosa na 37ª Jornada da Bahia. Realizaram também o média-metragem “A Briga do Cachorro com a Onça” (2013), e os curtas “Toré” (2022) e “Na Volta do Mundo” (2022).
(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…
(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…
(foto divulgação) O 1º Durval Rock Festival acontece este sábado, 6 de dezembro das 11h…
(foto reprodução - instagram) A partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 8,…
(foto debora barreto - divulgação) Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), universidade pública…
(foto zeca ribeiro - câmara dos deputados) Do BdF - Movimentos sociais, especialistas e representantes…