
Oito anos depois de sua estreia, o espetáculo sociológico documental “Contos Negreiros do Brasil” volta à cena dentro do projeto Sesi Viagem Teatral, com três apresentações desta sexta-feira, 14 de novembro, a domingo, em Campinas.
Adaptada do livro de Marcelino Freire, a peça tem direção de Fernando Philbert e marca os vinte anos da obra, reafirmando a resistência contra o racismo e levando ao palco a reflexão de que esse preconceito é motor de conflitos e fissuras sociais profundas.
Em meio a agressões contra a cor da pele, a religiosidade ancestral e os povos originários, em que tudo que não é eurocêntrico é empurrado para as periferias do mundo, “Contos Negreiros do Brasil” ressalta que, apesar das violências, homens e mulheres negros seguem reescrevendo a história e subvertendo estatísticas negativas, como criadores de arte, ciência, política e também de afetos.
Com Rodrigo França, Valéria Monã, Marcelo Dias e Paulo Guidelly no elenco, o espetáculo reforça que, mais do que sobreviventes, pessoas negras são protagonistas e que das periferias, quilombos, terreiros, comunidades ribeirinhas e universidades emergem narrativas e movimentos que deslocam o olhar hegemônico. (Com informações de divulgação)
Serviço
Data: 14 a 16 de novembro de 2025
Horário: 20h (sexta e sábado) e 19h (domingo)
Local: Teatro do Sesi Campinas Amoreiras
Endereço: Av. das Amoreiras, 450, Parque Itália, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita, com reservas de ingressos pelo Meu Sesi
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




