Categories: EducaçãoGeral

Anelo na Escola leva trilha antirracista a 16 mil alunos e encerra o ano com música autoral

(foto kaique brito – divulgação)

Com atuação cultural e de inclusão na periferia de Campinas, o Anelo leva este ano uma mensagem antirracista a 18 escolas estaduais, e aproximadamente 16 mil alunos, com um dos projetos mais importantes criados desde sua fundação, há 25 anos – o Anelo na Escola. Nesta edição, a ideia foi trabalhar os temas bullying e racismo, por meio de palestras e de shows da banda Pretas & Pretos.

Em meio às últimas apresentações do projeto neste ano, a banda Pretas & Pretos também lançará neste dia 13 de novembro, em todas as plataformas digitais, a música “Gente Preta”, que busca valorizar a beleza e a potência cultural do povo preto em todo o mundo. O single ainda ganhará um videoclipe, a ser lançado em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

O Anelo na Escola leva apresentações musicais e informação antirracista a escolas da região de influência do instituto, o distrito de Campo Grande. Em 3 dezembro, uma grande apresentação fechará o projeto reunindo representantes de todas as escolas.

A banda escolhida, Pretas & Pretos, destaca o fundador do Anelo, Luccas Soares, trabalha essas questões em seus shows não só na época das celebrações do Dia da Consciência Negra. E o trabalho do Anelo nas escolas adota essa mesma linha: de uma atuação permanente de conscientização.

A proposta mobiliza crianças e jovens, que participam ativamente das apresentações musicais e discussões, em atividades que depois pautam e ajudam os professores a trabalhar a questão nas salas de aula.

Antirracismo na prática

Em uma das visitas do final de agosto, na E.E. Prof. José Carlos de A. Nogueira, no Jardim Novo Maracanã, a recepção da banda – como nas outras escolas – transformou a quadra da unidade, com crianças tomando o microfone para cantar, se identificando e abraçando os artistas.

Na palestra antibullying e antirracismo, dada em uma das salas por Luccas Soares, crianças contaram de casos de assédio vivenciados e também cometidos, absorvendo a ideia de respeito e defesa dos direitos próprios e de seus colegas.

“A apresentação enriqueceu e agregou muito, trazendo o tema da música, que faz parte do nosso currículo, de forma encantadora e com muita representatividade, conquistando a todos, inclusive os nossos alunos atípicos, que participaram e gostaram muito dessa vivência”, afirmou a vice-diretora escolar da unidade Jéssica Loreny Rita Beneti.

A última visita do ano do Anelo na Escola será neste dia 13 de novembro, na Escola Estadual Prof. Glória Aparecida Rosa Viana, no Satélite Íris. O evento de encerramento do projeto ocorre no dia 3 de dezembro, a partir das 8h, na Estação Cultura. (Com informações de divulgação)

Cultura Carta

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

8 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

15 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

3 days ago