Categories: EducaçãoGeral

Anelo na Escola leva trilha antirracista a 16 mil alunos e encerra o ano com música autoral

(foto kaique brito – divulgação)

Com atuação cultural e de inclusão na periferia de Campinas, o Anelo leva este ano uma mensagem antirracista a 18 escolas estaduais, e aproximadamente 16 mil alunos, com um dos projetos mais importantes criados desde sua fundação, há 25 anos – o Anelo na Escola. Nesta edição, a ideia foi trabalhar os temas bullying e racismo, por meio de palestras e de shows da banda Pretas & Pretos.

Em meio às últimas apresentações do projeto neste ano, a banda Pretas & Pretos também lançará neste dia 13 de novembro, em todas as plataformas digitais, a música “Gente Preta”, que busca valorizar a beleza e a potência cultural do povo preto em todo o mundo. O single ainda ganhará um videoclipe, a ser lançado em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

O Anelo na Escola leva apresentações musicais e informação antirracista a escolas da região de influência do instituto, o distrito de Campo Grande. Em 3 dezembro, uma grande apresentação fechará o projeto reunindo representantes de todas as escolas.

A banda escolhida, Pretas & Pretos, destaca o fundador do Anelo, Luccas Soares, trabalha essas questões em seus shows não só na época das celebrações do Dia da Consciência Negra. E o trabalho do Anelo nas escolas adota essa mesma linha: de uma atuação permanente de conscientização.

A proposta mobiliza crianças e jovens, que participam ativamente das apresentações musicais e discussões, em atividades que depois pautam e ajudam os professores a trabalhar a questão nas salas de aula.

Antirracismo na prática

Em uma das visitas do final de agosto, na E.E. Prof. José Carlos de A. Nogueira, no Jardim Novo Maracanã, a recepção da banda – como nas outras escolas – transformou a quadra da unidade, com crianças tomando o microfone para cantar, se identificando e abraçando os artistas.

Na palestra antibullying e antirracismo, dada em uma das salas por Luccas Soares, crianças contaram de casos de assédio vivenciados e também cometidos, absorvendo a ideia de respeito e defesa dos direitos próprios e de seus colegas.

“A apresentação enriqueceu e agregou muito, trazendo o tema da música, que faz parte do nosso currículo, de forma encantadora e com muita representatividade, conquistando a todos, inclusive os nossos alunos atípicos, que participaram e gostaram muito dessa vivência”, afirmou a vice-diretora escolar da unidade Jéssica Loreny Rita Beneti.

A última visita do ano do Anelo na Escola será neste dia 13 de novembro, na Escola Estadual Prof. Glória Aparecida Rosa Viana, no Satélite Íris. O evento de encerramento do projeto ocorre no dia 3 de dezembro, a partir das 8h, na Estação Cultura. (Com informações de divulgação)

Cultura Carta

Recent Posts

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

18 hours ago

Calu mistura samba-canção, baião, blues e MPB no show ‘Certas Canções’

(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…

19 hours ago

Praça de Barão Geraldo recebe a primeira edição do Durval Rock Festival

(foto divulgação) O 1º Durval Rock Festival acontece este sábado, 6 de dezembro das 11h…

19 hours ago

1º Folk Festival terá música e gastronomia no Parque Ecológico de Campinas

(foto reprodução - instagram) A partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 8,…

20 hours ago

Pesquisa de universidade pública descobre potencial herbicida biológico superior ao glifosato

(foto debora barreto - divulgação) Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), universidade pública…

21 hours ago

Bancada ruralista transformou o Brasil no lixão químico mundial do agrotóxico

(foto zeca ribeiro - câmara dos deputados) Do BdF - Movimentos sociais, especialistas e representantes…

22 hours ago