Categories: Economia Política

ADunicamp promove debate sobre Reforma Administrativa com advogado e economistas

Girelli, Pimentel e Bastos (imagens divulgação e Antoninho Perri -unicamp)

A ADunicamp promove, no dia 12 de novembro de 2025 (quarta-feira), às 12h, um debate sobre a Reforma Administrativa, um tema crucial para o futuro do serviço público e para toda a sociedade brasileira.

O encontro contará com a presença de Matheus Girelli (LBS Advogadas e Advogados), Kaio Pimentel (IE/Unicamp) e Pedro Paulo Bastos (IE/Unicamp). A mediação será feita por Luciano Pereira (ADunicamp).

O debate acontece no Auditório da ADunicamp e é aberto à comunidade.

ADunicamp amplia debate e resistência à Reforma Administrativa

Em ações recentes, a ADunicamp tem se posicionado de forma firme e articulada contra o avanço da Reforma Administrativa, alertando para os profundos impactos que a proposta pode trazer ao serviço público, às universidades e à própria soberania nacional. Desde que o tema voltou à pauta no Congresso, a entidade tem promovido e participado de debates, análises e mobilizações, reafirmando seu compromisso com a defesa de instituições públicas de qualidade e dos direitos das servidoras e servidores.

A Reforma Administrativa é uma herança do governo Bolsonaro

No início de outubro, a ADunicamp divulgou a análise do ANDES-SN, que aponta a nova versão da proposta como uma tentativa de “reestruturação” do Estado que, na prática, representa um ataque direto aos direitos trabalhistas, à estabilidade e às condições de trabalho no setor público. O documento enfatiza que a chamada “modernização” do serviço público esconde um projeto de desmonte e de transferência de responsabilidades públicas ao setor privado.

Como parte de suas ações locais, a ADunicamp promoveu uma reunião aberta em parceria com o STU e com a assessoria jurídica da LBS Advogadas e Advogados. Na ocasião, os(as) convidados(as) apresentaram uma leitura técnica da proposta de Reforma Administrativa e discutiram seus possíveis efeitos sobre carreiras, remunerações e vínculos empregatícios. Em seguida, a entidade divulgou o parecer elaborado pela LBS Advogadas e Advogados, que destacou o caráter fiscalista da proposta, voltado à redução de gastos e à flexibilização de vínculos, em detrimento da valorização e da estabilidade das servidoras e servidores públicos.

Encerrando o mês, a entidade apoiou e participou da Marcha Nacional Unificada dos Serviços Públicos contra a Reforma Administrativa, realizada em Brasília, que reuniu milhares de servidoras e servidores públicos de todo o país em defesa dos direitos e do serviço público.

NOVAS AÇÕES

No início de novembro, a ADunicamp lançou uma campanha, nas redes sociais, em defesa do serviço público e contra a Reforma Administrativa em debate no Congresso. A proposta, segundo especialistas e entidades, ameaça carreiras, direitos e a qualidade dos serviços essenciais do Estado — incluindo educação e pesquisa. Como parte dessa mobilização, a ADunicamp divulgou vídeos com os professores André Kaysel (IFCH/Unicamp), Ricardo Antunes (IFCH/Unicamp) e Silvia Amaral (FEF/Unicamp). Assista em https://www.instagram.com/adunicamp/ (Da ADunicamp)

Carta Campinas

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

8 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

14 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

3 days ago