Semana de Animação reúne produções nacionais e internacionais no LIS-Unicamp

(foto reprodução)

O Dia Internacional da Animação, celebrado em 28 de outubro em mais de 30 países, movimenta centenas de cidades no Brasil com sessões simultâneas de curtas que mostram a força e a diversidade da produção nacional e internacional. Em Campinas, as exibições, gratuitas, acontecem no Laboratório de Imagem e Som (LIS) da Unicamp, com a Mostra Nacional nesta quarta-feira, 29 de outubro, e a Mostra Internacional no dia 30 de outubro, sempre a partir das 19h.

A Mostra Nacional reúne seis curtas de cinco estados diferentes. Em “Guaracy”, de Eliete Della Violla e Daniel Bruson (Sorocaba-SP), uma neta mergulha na relação com o avô. Já “Medo de Cachorro”, de Ítalo Tapajós (Natal-RN), reflete sobre a infância e o que significa sentir medo.

A programação tem ainda “Revoada”, de Tuan Fernandes, Gabrielle Neara e Dinora Melo (Fortaleza-CE), que acompanha o voo poético de pássaros pelas paisagens do Ceará; “Pequeno B”, de Lucas Borges (Juiz de Fora-MG), que revela a tensão de um duelo inesperado; “Lapso”, de Mônica Moura (São Paulo-SP), que revisita a infância, e “Kabuki”, de Tiago Minamisawa (Florianópolis-SC), sobre a jornada íntima de um protagonista em um corpo que não reconhece.

Na Mostra Internacional, “Quma y las Bestias”, de Iván Stur e Javier Ignacio Luna Crook (Argentina), transporta o espectador para 12 mil anos atrás, acompanhando um jovem indígena perdido na floresta. “Impossible Journey”, de Yuca (EUA/Brasil), narra a rotina de duas cegonhas que revelam uma crise na saúde materna durante um dia comum de trabalho.

Destacam-se também “Amanecer”, de Clara Rodríguez de Almeida (Uruguai), que desperta lembranças de amizades marcantes; “L’Amour en Plan”, de Claire Sichez (Estônia), que retrata o silêncio e a distância após 20 anos de convivência de uma família, e “Winter Memories”, de Zahra Kababian e Amir Mahdi Safdari (Irã), que acompanha uma mulher tentando recuperar memórias de infância.

A iniciativa de trazer as Mostras do Dia Internacional da Animação para Campinas é de Rafaela Repasch, Mairon Elme da Silva e João Pedro Felipe Silva, com o apoio do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, LESMA – La Extraordinária Semana de Mostras Animadas e Unicamp. A lista dos filmes que compõem as mostras está disponível no link http://www.diadaanimacao.com.br.

24ª Fête du Cinéma d’Animation

Fora da programação oficial do Dia Internacional da Animação, mas também celebrando o cinema animado, acontece no dia 28 de outubro, das 19h às 20h30, no Laboratório de Imagem e Som (LIS) da Unicamp, a 24ª Fête du Cinéma d’Animation, celebração anual criada pela Associação Francesa de Cinema de Animação (AFCA) e promovido na cidade pela Aliança Francesa de Campinas. A iniciativa celebra a data com uma mostra especial de curtas-metragens franceses contemporâneos.

A sessão contará com a presença de Wilson Lazaretti, professor do LIS e um dos fundadores e codiretores do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, que comentará sobre a arte e o processo criativo da animação.

A programação reúne quatro filmes selecionados em uma curadoria conjunta entre a Aliança Francesa e Lazaretti: “Papillon” (2024), de Florence Miailhe; “Une Guitare à la Mer” (2024), de Sophie Roze; “Lola et le Piano à Bruit” (2024), de Augusto Zanovello, e “Les Belles Cicatrices” (2024), de Raphaël Jouzeau. (Com informações de divulgação)

A origem do Dia Internacional da Animação
No dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme “Pauvre Pierrot” no Museu Grévin, em Paris, na França. Inspirada nesse acontecimento, em 2002 a Associação Internacional do Filme de Animação (Asifa) escolheu a data para celebrar o Dia Internacional da Animação. A comemoração é realizada em mais de 30 países. No Brasil, o evento completa 22 anos desde sua primeira edição, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo. As exibições já foram realizadas em mais de 200 cidades de todas regiões do Brasil .

Serviço

Semana de Cinema de Animação
Data
: 28 a 30 de outubro de 2025
Horário: 19h
Local: LIS- Unicamp
Endereço: Avenida Érico Veríssimo, 500, Cidade Universitária, Campinas-SP, com acesso pelo jardim do Centro de Convenções da Unicamp (prédio do Ginásio de Esportes)
Ingressos: entrada gratuita

PROGRAMAÇÃO

28 de outubro (terça-feira)
24ª Fête dú cinema de Animation – Mostra de curtas-metragens franceses de animação

29 de outubro (quarta-feira)
Dia Internacional da Animação em Campinas – Mostra Nacional

30 de outubro (quinta-feira)
Dia Internacional da Animação em Campinas – Mostra Internacional

Cultura Carta

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

9 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

15 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

3 days ago