Semana de Animação reúne produções nacionais e internacionais no LIS-Unicamp

(foto reprodução)

O Dia Internacional da Animação, celebrado em 28 de outubro em mais de 30 países, movimenta centenas de cidades no Brasil com sessões simultâneas de curtas que mostram a força e a diversidade da produção nacional e internacional. Em Campinas, as exibições, gratuitas, acontecem no Laboratório de Imagem e Som (LIS) da Unicamp, com a Mostra Nacional nesta quarta-feira, 29 de outubro, e a Mostra Internacional no dia 30 de outubro, sempre a partir das 19h.

A Mostra Nacional reúne seis curtas de cinco estados diferentes. Em “Guaracy”, de Eliete Della Violla e Daniel Bruson (Sorocaba-SP), uma neta mergulha na relação com o avô. Já “Medo de Cachorro”, de Ítalo Tapajós (Natal-RN), reflete sobre a infância e o que significa sentir medo.

A programação tem ainda “Revoada”, de Tuan Fernandes, Gabrielle Neara e Dinora Melo (Fortaleza-CE), que acompanha o voo poético de pássaros pelas paisagens do Ceará; “Pequeno B”, de Lucas Borges (Juiz de Fora-MG), que revela a tensão de um duelo inesperado; “Lapso”, de Mônica Moura (São Paulo-SP), que revisita a infância, e “Kabuki”, de Tiago Minamisawa (Florianópolis-SC), sobre a jornada íntima de um protagonista em um corpo que não reconhece.

Na Mostra Internacional, “Quma y las Bestias”, de Iván Stur e Javier Ignacio Luna Crook (Argentina), transporta o espectador para 12 mil anos atrás, acompanhando um jovem indígena perdido na floresta. “Impossible Journey”, de Yuca (EUA/Brasil), narra a rotina de duas cegonhas que revelam uma crise na saúde materna durante um dia comum de trabalho.

Destacam-se também “Amanecer”, de Clara Rodríguez de Almeida (Uruguai), que desperta lembranças de amizades marcantes; “L’Amour en Plan”, de Claire Sichez (Estônia), que retrata o silêncio e a distância após 20 anos de convivência de uma família, e “Winter Memories”, de Zahra Kababian e Amir Mahdi Safdari (Irã), que acompanha uma mulher tentando recuperar memórias de infância.

A iniciativa de trazer as Mostras do Dia Internacional da Animação para Campinas é de Rafaela Repasch, Mairon Elme da Silva e João Pedro Felipe Silva, com o apoio do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, LESMA – La Extraordinária Semana de Mostras Animadas e Unicamp. A lista dos filmes que compõem as mostras está disponível no link http://www.diadaanimacao.com.br.

24ª Fête du Cinéma d’Animation

Fora da programação oficial do Dia Internacional da Animação, mas também celebrando o cinema animado, acontece no dia 28 de outubro, das 19h às 20h30, no Laboratório de Imagem e Som (LIS) da Unicamp, a 24ª Fête du Cinéma d’Animation, celebração anual criada pela Associação Francesa de Cinema de Animação (AFCA) e promovido na cidade pela Aliança Francesa de Campinas. A iniciativa celebra a data com uma mostra especial de curtas-metragens franceses contemporâneos.

A sessão contará com a presença de Wilson Lazaretti, professor do LIS e um dos fundadores e codiretores do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, que comentará sobre a arte e o processo criativo da animação.

A programação reúne quatro filmes selecionados em uma curadoria conjunta entre a Aliança Francesa e Lazaretti: “Papillon” (2024), de Florence Miailhe; “Une Guitare à la Mer” (2024), de Sophie Roze; “Lola et le Piano à Bruit” (2024), de Augusto Zanovello, e “Les Belles Cicatrices” (2024), de Raphaël Jouzeau. (Com informações de divulgação)

A origem do Dia Internacional da Animação
No dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme “Pauvre Pierrot” no Museu Grévin, em Paris, na França. Inspirada nesse acontecimento, em 2002 a Associação Internacional do Filme de Animação (Asifa) escolheu a data para celebrar o Dia Internacional da Animação. A comemoração é realizada em mais de 30 países. No Brasil, o evento completa 22 anos desde sua primeira edição, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo. As exibições já foram realizadas em mais de 200 cidades de todas regiões do Brasil .

Serviço

Semana de Cinema de Animação
Data
: 28 a 30 de outubro de 2025
Horário: 19h
Local: LIS- Unicamp
Endereço: Avenida Érico Veríssimo, 500, Cidade Universitária, Campinas-SP, com acesso pelo jardim do Centro de Convenções da Unicamp (prédio do Ginásio de Esportes)
Ingressos: entrada gratuita

PROGRAMAÇÃO

28 de outubro (terça-feira)
24ª Fête dú cinema de Animation – Mostra de curtas-metragens franceses de animação

29 de outubro (quarta-feira)
Dia Internacional da Animação em Campinas – Mostra Nacional

30 de outubro (quinta-feira)
Dia Internacional da Animação em Campinas – Mostra Internacional

Cultura Carta

Recent Posts

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

19 hours ago

Calu mistura samba-canção, baião, blues e MPB no show ‘Certas Canções’

(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…

20 hours ago

Praça de Barão Geraldo recebe a primeira edição do Durval Rock Festival

(foto divulgação) O 1º Durval Rock Festival acontece este sábado, 6 de dezembro das 11h…

20 hours ago

1º Folk Festival terá música e gastronomia no Parque Ecológico de Campinas

(foto reprodução - instagram) A partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 8,…

21 hours ago

Pesquisa de universidade pública descobre potencial herbicida biológico superior ao glifosato

(foto debora barreto - divulgação) Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), universidade pública…

22 hours ago

Bancada ruralista transformou o Brasil no lixão químico mundial do agrotóxico

(foto zeca ribeiro - câmara dos deputados) Do BdF - Movimentos sociais, especialistas e representantes…

23 hours ago