PUC-Campinas promove feira literária no histórico Pátio dos Leões

(foto divulgação)

A PUC-Campinas realiza nesta quarta-feira, 29 de outubro, uma Feira Literária no histórico Pátio dos Leões, um espaço simbólico que une tradição, cultura e educação. Gratuita e aberta ao público, a feira vai das 10h às 17h e contará com uma programação diversificada, que explora diferentes temas do universo literário, incluindo mesas de debate e rodas de conversa sobre e-books e audiobooks, o papel dos influenciadores e booktokers na literatura e literatura africana e afro-brasileira.

Uma das atrações do evento será o lançamento oficial da coleção Gaapy e os Biomas Brasileiros, desenvolvida pela Fundação Educar, Editora Splendet – PUC Campinas, Daterra Coffee e o Tree_llion Project.

As atividades começam às 10h, com a palestra do escritor Ilan Brenman – autor de mais de 80 livros infantis e um dos nomes mais premiados da literatura infantil brasileira. O autor apresenta a coleção e conduz uma conversa com o público sobre o tema “Biomas Brasileiros – Conhecer para Pertencer”.

Na sequência, às 11h, haverá uma mesa de debate com o autor, Isabela Pascoal Becker (diretora de sustentabilidade na Fundação Educar) e Camila Brasil (professora e editora-chefe da Editora Splendet – PUC-Campinas), sobre o tema “Educar na Era da Desinformação: a importância dos educadores e de materiais confiáveis para a educação ambiental”. À tarde, às 15h, haverá uma sessão de contação de histórias infantis sobre os livros da coleção.

A coleção Gaapy e os Biomas Brasileiros dá vida à riqueza natural do país em seis livros infantis ilustrados, que convidam os pequenos leitores a acompanhar Gaapy, uma curiosa gavião-real, em uma jornada pelos seis biomas do Brasil: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa.

Os livros estarão disponíveis para download gratuito no site da Fundação Educar. Instituições sem fins lucrativos interessadas em trabalhar o tema também poderão solicitar exemplares físicos por meio da plataforma Leia Comigo.

Além dos materiais infantis, a iniciativa conta com um Guia para Educadores, criado para apoiar o ensino dos biomas em sala de aula, e uma plataforma com jogos interativos, que amplia o alcance do conteúdo de forma divertida e digital. (Com informações de divulgação)

Cultura Carta

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

13 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

19 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

3 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago