
A PUC-Campinas realiza nesta quarta-feira, 29 de outubro, uma Feira Literária no histórico Pátio dos Leões, um espaço simbólico que une tradição, cultura e educação. Gratuita e aberta ao público, a feira vai das 10h às 17h e contará com uma programação diversificada, que explora diferentes temas do universo literário, incluindo mesas de debate e rodas de conversa sobre e-books e audiobooks, o papel dos influenciadores e booktokers na literatura e literatura africana e afro-brasileira.
Uma das atrações do evento será o lançamento oficial da coleção Gaapy e os Biomas Brasileiros, desenvolvida pela Fundação Educar, Editora Splendet – PUC Campinas, Daterra Coffee e o Tree_llion Project.
As atividades começam às 10h, com a palestra do escritor Ilan Brenman – autor de mais de 80 livros infantis e um dos nomes mais premiados da literatura infantil brasileira. O autor apresenta a coleção e conduz uma conversa com o público sobre o tema “Biomas Brasileiros – Conhecer para Pertencer”.
Na sequência, às 11h, haverá uma mesa de debate com o autor, Isabela Pascoal Becker (diretora de sustentabilidade na Fundação Educar) e Camila Brasil (professora e editora-chefe da Editora Splendet – PUC-Campinas), sobre o tema “Educar na Era da Desinformação: a importância dos educadores e de materiais confiáveis para a educação ambiental”. À tarde, às 15h, haverá uma sessão de contação de histórias infantis sobre os livros da coleção.
A coleção Gaapy e os Biomas Brasileiros dá vida à riqueza natural do país em seis livros infantis ilustrados, que convidam os pequenos leitores a acompanhar Gaapy, uma curiosa gavião-real, em uma jornada pelos seis biomas do Brasil: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa.
Os livros estarão disponíveis para download gratuito no site da Fundação Educar. Instituições sem fins lucrativos interessadas em trabalhar o tema também poderão solicitar exemplares físicos por meio da plataforma Leia Comigo.
Além dos materiais infantis, a iniciativa conta com um Guia para Educadores, criado para apoiar o ensino dos biomas em sala de aula, e uma plataforma com jogos interativos, que amplia o alcance do conteúdo de forma divertida e digital. (Com informações de divulgação)
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




