Categories: Mais

Projeto ‘Quintal da Vó’, de Campinas, fará parte de programa cultural internacional da COP30

(foto fabiana ribeiro)

O projeto “Quintal da Vó”, desenvolvido em Campinas pela fotodocumentarista Fabiana Ribeiro, foi selecionado para integrar o Weavers of the Future (Tecelões do Futuro), programa cultural internacional que faz parte das atividades da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece em Belém (PA) de 10 a 21 de novembro.

O Tecelões do Futuro é uma iniciativa global que propõe a criação de futuros regenerativos — um conceito que vai além da sustentabilidade, ao buscar restaurar e fortalecer sistemas sociais, culturais e ecológicos. A proposta envolve projetos do Brasil, França, Reino Unido e Austrália.

“Levar o ‘Quintal da Vó’ para esse espaço internacional é dar visibilidade à cultura viva de Campinas e aos saberes de mulheres ancestrais que resistem, ensinam e transformam seus territórios”, afirma Fabiana, formada em Comunicação Social pela PUC-Campinas e especializada em Cinema Documentário pela Escola S. Cinema i Audiovisuals de Catalunya.

O projeto integrará uma exposição digital internacional, será apresentado no encontro global “EcoLivre”, no dia 6 de novembro, às 10h, no Rio de Janeiro, e em um artigo que integrará o documento “Acordo de Belém para uma Era Regenerativa”.

Criado a partir de uma exposição realizada na Estação Cultura de Campinas, o “Quintal de Vó” valoriza a potência feminina e o direito à memória a partir de fotografias de 13 mulheres impressas em tecido, com intervenções de bordado feitas pela artista e sua mãe, de 86 anos. A ambientação inclui ainda áudios das participantes e plantas vivas, simbolizando a conexão entre gerações e natureza.

Além da exposição, o projeto também resultou em um site, um documentário e uma publicação digital inspirada na transmissão oral de saberes sobre plantas e ervas medicinais. (Com informações de divulgação)

Cultura Carta

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

13 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

19 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

3 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago