Projeto ‘Quintal da Vó’, de Campinas, fará parte de programa cultural internacional da COP30

(foto fabiana ribeiro)

O projeto “Quintal da Vó”, desenvolvido em Campinas pela fotodocumentarista Fabiana Ribeiro, foi selecionado para integrar o Weavers of the Future (Tecelões do Futuro), programa cultural internacional que faz parte das atividades da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece em Belém (PA) de 10 a 21 de novembro.

O Tecelões do Futuro é uma iniciativa global que propõe a criação de futuros regenerativos — um conceito que vai além da sustentabilidade, ao buscar restaurar e fortalecer sistemas sociais, culturais e ecológicos. A proposta envolve projetos do Brasil, França, Reino Unido e Austrália.

“Levar o ‘Quintal da Vó’ para esse espaço internacional é dar visibilidade à cultura viva de Campinas e aos saberes de mulheres ancestrais que resistem, ensinam e transformam seus territórios”, afirma Fabiana, formada em Comunicação Social pela PUC-Campinas e especializada em Cinema Documentário pela Escola S. Cinema i Audiovisuals de Catalunya.

O projeto integrará uma exposição digital internacional, será apresentado no encontro global “EcoLivre”, no dia 6 de novembro, às 10h, no Rio de Janeiro, e em um artigo que integrará o documento “Acordo de Belém para uma Era Regenerativa”.

Criado a partir de uma exposição realizada na Estação Cultura de Campinas, o “Quintal de Vó” valoriza a potência feminina e o direito à memória a partir de fotografias de 13 mulheres impressas em tecido, com intervenções de bordado feitas pela artista e sua mãe, de 86 anos. A ambientação inclui ainda áudios das participantes e plantas vivas, simbolizando a conexão entre gerações e natureza.

Além da exposição, o projeto também resultou em um site, um documentário e uma publicação digital inspirada na transmissão oral de saberes sobre plantas e ervas medicinais. (Com informações de divulgação)


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente