Categories: Mais

Programação paralela da COP30 terá exposição sobre Hercule Florence

“Queimada do Campo”, obra de Hercule Florence (foto reprodução)

A exposição inédita “A Vida em Invenções: Hercule Florence e a Photographie” será uma das atrações da programação paralela da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, em Belém (PA). Parceria entre o Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso e o Instituto Hercule Florence (IHF), a mostra tem como fio condutor a vida e a obra do artista-inventor Hercule Florence (1804-1879) e a sua descoberta do processo fotográfico no Brasil. A abertura será no dia 29 de outubro e a visitação seguirá até abril de 2026.

Florence foi pioneiro na invenção da fotografia, como atestam seus experimentos realizados em Campinas, no interior de São Paulo, em 1833, seis anos antes do anúncio público da descoberta por Louis Daguerre, na França. Em seus manuscritos, ele foi o primeiro a cunhar a palavra “photographie” (imprimir com a luz, em francês) e a utilizar sais de ouro como substância fotossensível para obter imagens.

A exposição ocupará um andar inteiro do Sesc Ver-o-Peso. Lá, o visitante poderá acompanhar uma linha do tempo que coloca em paralelo os fatos marcantes da vida de Florence e os principais acontecimentos da Expedição Langsdorff.

Os painéis incluem reproduções de imagens que contextualizam e detalham os experimentos de Florence com a fotografia e seus outros inventos, como a poligrafia, os papéis inimitáveis e a pulvografia, além de iconografia referente à sua participação como desenhista na expedição.

Protótipos das câmeras fotográficas e do suporte para fotografias de contato inventados por Florence foram especialmente construídos para a mostra por Roger Sassaki, seguindo as anotações que o próprio inventor registrou em seus diários.

Outra invenção de Florence, a zoofonia, técnica que criou para registrar o som dos animais, principalmente das aves, inspirou a instalação sonora imersiva que será montada no espaço da escadaria que dá acesso ao andar da exposição.

“A vida em invenções: Hercule Florence e a Photographie” traz pássaros de miriti feitos por artesãos paraenses, envolvidos pela música composta por Alvise Migotto e intervenções de peças de Albery Albuquerque e Tiago Albuquerque, criadas a partir dos cantos e sons de animais amazônicos.

A mostra tem como parceiros o Instituto Moreira Salles (IMS) e a Casa da Floresta Unesp/Instituto Peabiru, além da curadoria de Francis Melvin Lee (IHF), Júlia Kovensky (IMS) e Anna Cláudia Agazzi (Instituto de Artes da Unesp). (Com informações de Deborah Cabral Rabelo/Sesc Pará)

Cultura Carta

View Comments

Recent Posts

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

3 hours ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

4 hours ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

4 hours ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

4 hours ago

Mulheres Vivas: Campinas participa de mobilização nacional contra escalada de feminicídios no domingo

(foto fernando frazão - agência brasil) Neste domingo, 7 de dezembro, o Movimento Nacional Mulheres Vivas…

5 hours ago

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

1 day ago