
O Ponto de Cultura Espaço Arte Africana, em Campinas, promove neste sábado, 18 de outubro, o II Sarau dos Pretas, evento que reúne a arte, a literatura e ancestralidade feminina negra.
A programação, gratuita, vai das 16h às 20h, com apresentações artísticas, performances e lançamento de um livro que homenageia uma das grandes mestras da cultura popular, Mestra Sinhá. A obra “Estrela Bendita, Mestra Sinhá – Histórias e Memórias de Rosária Antônio” resgata eterniza a sua trajetória como uma das principais referências da tradição negro-brasileira.
O sarau é realizado em parceria com a Carlkiss Dance – Companhia de Dança Negra Contemporânea e reúne diversas expressões artísticas que abordam a resistência, a memória e espiritualidade negra.
Entre as atrações está a performance “Máscaras que Curam”, apresentada pelo Ponto de Cultura e pela companhia de dança, evocando as forças simbólicas e curativas das máscaras africanas como pontes entre o visível e o ancestral.
A programação também inclui uma apresentação de Thiago Carvalho, que levará ao encontro um repertório de música e poesia autoral, e Oluandeji, com poesias negras que afirmam a identidade e a palavra como instrumentos de transformação social.
O Ponto de Cultura Espaço Arte Africana, voltado a fortalecer o protagonismo das mulheres negras e incentivar o acesso gratuito à cultura, tem a coordenação de Carlos Kiss, Priscila Coscarella , Adriana Oliveira e Vinicius Pereira. (Com informações de divulgação)
Serviço
Data: 18 de outubro de 2025 (sábado)
Horário: das 16h às 20h
Local: Ponto de Cultura Espaço Arte Africana
Endereço: Av. Luiz Smânio, 190, Jardim Chapadão, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




