
Com uma programação que reúne 374 longas, curtas e séries de 80 países, a 49ª edição da tradicional Mostra Internacional de Cinema de São Paulo começa nesta quinta-feira, 16 de outubro, e segue até o dia 30 do mês com sessões em 52 salas de cinema, centros educacionais, espaços culturais e ao ar livre espalhados pela capital paulista (veja a agenda completa no link).
A abertura será na quarta-feira (15/10), na Sala São Paulo, com a exibição do longa-metragem “Sirât”, de Oliver Laxe, vencedor do prêmio do júri do Festival de Cannes, e a presença das atrizes Stefania Gadda e Jade Oukid, que atuam na produção.
Antes, será apresentado o curta “Como Fotografar um Fantasma”, do diretor e roteirista Charlie Kaufman, que também estará no evento. Na cerimônia, a cineasta martinicana Euzhan Palcy receberá o Prêmio Humanidade e o quadrinista Mauricio de Sousa, o Prêmio Leon Cakoff.
O cineasta iraniano Jafar Panahi é outro que vem a São Paulo, para apresentar o seu filme mais recente, “Foi Apenas um Acidente”, vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes. Ele também receberá o Prêmio Humanidade e fará uma conversa com o público.
O cartaz da 49ª edição da Mostra é assinado pelo escritor português, e também artista plástico, Valter Hugo Mãe, que será celebrado com a exibição do documentário “De Lugar Nenhum”, realizado por Miguel Gonçalves Mendes, e “O Filho de Mil Homens”, adaptação do best-seller homônimo lançado em 2011 dirigida por Daniel Rezende.
Oscar, Palestina e Hiroshima
Quinze títulos indicados pelos seus países para disputar uma vaga no Oscar de melhor filme internacional em 2026 estão na programação da 49ª Mostra. Entre eles, o brasileiro “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho; o alemão “O Som da Queda”, de Mascha Schilinski; o iraquiano “The President’s Cake”, de Hasan Hadi, e o sul-coreano “No Other Choice”, de Park Chan-wook.
Além de “O Agente Secreto”, serão exibidos mais de 80 filmes brasileiros, como os clássicos restaurados “Garota de Ipanema”, de Leon Hirszman, e “Um Céu de Estrelas, de Tata Amaral”. Também fazem parte da programação as séries “Primavera nos Dentes – A História do Secos & Molhados”, de Miguel de Almeida, e “Choque de Cultura – A Série”, do Canal Brasil, dirigida por Fernando Fraiha.
A programação inclui ainda títulos que abordam questões ligadas à causa Palestina e para lembrar dos 80 anos da bomba atômica de Hiroshima, com apresentação da música “Rosa de Hiroshima” baseada no poema de 1946 do escritor Vinicius de Moraes, interpretada por Mariana de Moraes, filha de Vinicius, e por Gerson Conrad, do Secos & Molhados.
As crianças terão uma programação especial, a Mostrinha, que chega à segunda edição com 14 longas — dez inéditos e quatro reprises — e sete curtas. O quadrinista Mauricio de Sousa, que assina a arte do pôster da 2ª Mostrinha, será homenageado com a exibição de filmes da Turma da Mônica e de sua cinebiografia inédita, dirigida por Pedro Vasconcelos.
Sessões ao ar livre
Pelo terceiro ano, a Mostra conta com um espaço temporário na Cinemateca Brasileira que vai abrigar exibições na área externa com sessões gratuitas e especiais, e novamente faz parte do projeto Luz na Tela, cinema ao ar livre do Museu da Língua Portuguesa e do Museu Soberano. Serão três sessões gratuitas nos dias 15, 16 e 17 de outubro.
Obras em realidade virtual também integram a programação. Filmes no formato estarão disponíveis no CineSesc, no Metrô Luz, no Metrô Itaquera, na Cinemateca Brasileira e no Shopping Cidade de São Paulo.
A Mostra realiza ainda o V Encontro de Ideias Audiovisuais, gratuito e aberto ao público, um grande evento do mercado audiovisual com debates, painéis, oportunidades de networking, lançamentos de livros e mentorias, além de masterclasses com Charlie Kaufman, Daniela Thomas e a diretora de arte Vera Hamburger, e um papo com o escritor Valter Hugo Mãe, a cartunista Laerte e o diretor Miguel Gonçalves Mendes.
Itinerância
Os filmes da seleção partem nesta 49ª edição novamente para Manaus, a capital do Amazonas, de 16 a 19 de outubro, e também vão, pela segunda vez, para Belém, no Pará, de 23 a 29 de outubro.
A tradicional itinerância promovida pelo Sesc por cidades paulistas ocorrerá em dez unidades de 14 de novembro a 14 de dezembro. Seis filmes da Mostra serão exibidos em Araraquara, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Preto, São Carlos, Birigui, Registro, Jundiaí e Campinas. (Com informações de divulgação)
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




