Frente Parlamentar e Conferência fortalecem o movimento hip-hop em Campinas

Casa do Hip-Hop (foto reprodução – instagram)

Nesta quinta-feira, 16 de outubro, será lançada em Campinas a Frente Parlamentar em Defesa do Hip-Hop e da Juventude Periférica. A formação da Frente, uma iniciativa da vereadora Guida Calixto (PT), foi aprovada pelos vereadores em 16 de junho. O lançamento será às 19h no plenário da Câmara Municipal e contará com presença do deputado estadual do PT do Paraná Renato Freitas, militante do hip-hop e referência do movimento negro dos jovens das periferias. No mesmo dia, começa a 1ª Conferência Municipal de Hip-Hop, com quatro dias de encontros e debates.

“De um lado, trazemos a experiência do Conexões Periféricas. Do outro, usamos a força da lei para transformar essa realidade. É a ponte entre a quebrada e o plenário”, afirma Guida. O Conexões Periféricas é uma ação do mandato da vereadora que promove eventos, oferece suporte técnico e contribui para viabilizar a regularização dos artistas.

De acordo com o requerimento aprovado para a criação da Frente, seu objetivo é “dar visibilidade e respaldo institucional às pautas do hip hop e da juventude das periferias, criando um canal permanente de diálogo entre o poder público e os coletivos culturais, organizações juvenis, lideranças comunitárias e artistas da cidade”.

Desde 2005, 26 de novembro é o Dia da Cultura Hip-Hop em Campinas, instituído por lei. Em julho de 2024, o movimento ganhou um novo espaço, a Casa do Hip Hop, na Estação Cultura, e em dezembro do mesmo ano, foi sancionada uma legislação que reformulou o Conselho Municipal de Hip-Hop, criado em 2004. A partir dessa reformulação, o Conselho passou a ser deliberativo. Ele é composto por 28 titulares e suplentes, com representantes do governo municipal e pessoas ligadas ao movimento.

Conferência municipal

A 1ª Conferência Municipal de Hip-Hop vai até domingo, 19 de outubro, na Casa do Hip-Hop, com entrada pelo estacionamento da Estação Cultura. Para participar é preciso fazer a inscrição on-line, pelo link, e o credenciamento presencial na chegada.

Durante a conferência, será votada e aprovada a Proposta de Regimento Eleitoral do Conselho Municipal do Hip-Hop e serão discutidos os temas “Direitos Humanos, Gênero e Diversidade”, “Formação Política, Cidadania e Participação Social”, “Auto-organização do Movimento Hip-Hop”, “Financiamento Público”, “Encontro de Projetos Sociais e Culturais”.

Diversas apresentações artísticas estão programadas para o fim de semana: das 12h30 às 14h30 no sábado e a partir das 17h30 no domingo.

O QUE A FRENTE PRETENDE

  • Propor políticas públicas específicas para a cultura de rua e a juventude das periferias;
  • Apoiar iniciativas de formação, profissionalização e fomento à arte urbana;
  • Garantir a democratização do acesso aos equipamentos culturais;
  • Promover audiências públicas, seminários e debates sobre o papel do hip-hop na construção de
    uma cidade mais justa;
  • Combater o preconceito e a criminalização da juventude negra e periférica;
  • Estimular a inclusão do hip-hop como ferramenta pedagógica e educacional.

Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente