Espaço Cupinzeiro abre comemoração de seus 10 anos com show de Xeina Barros

(foto stefano pinheiro – divulgação)

O Espaço Núcleo Cupinzeiro, de Campinas, celebra seus 10 anos com uma programação de espetáculos, oficinas e intervenções artísticas ao longo dos próximos dez meses. As comemorações começam neste sábado, 25 de outubro, com o show “X”, da cantora, percussionista e atriz Xeina Barros, e o lançamento da oficina Vozes Sábias.

Mergulhada nos ritmos da percussão brasileira e com uma trajetória marcada pela diversidade musical, Xeina apresenta um repertório que une composições próprias e clássicos da música popular, passando pelo samba, choro, batuque de umbigada e rodas de capoeira.

A programação de aniversário terá 14 atividades em três eixos temáticos: “Formação, Difusão e Intercâmbio”, “Intervenções” e “Parcerias”. O objetivo é diversificar e ampliar a ocupação deste espaço independente pelo público e também pelos artistas, reforçando as alternativas culturais na cidade. “Propomos uma programação que coloca a música popular em debate e contágio com outras linguagens artísticas e também com ações socioculturais, procurando dilatar as fronteiras da arte”, explica a cantora Anabela Leandro, cofundadora do Espaço.

O que vem por aí

Serão seis apresentações de música, cena e dança: o show de abertura com Xeina; “Jandiras”, espetáculo solo de dança e arte têxtil com Hellen Audrey; “Sarau Tupynambá”, com o pianista Hércules Gomes; “Roda de Samba”, com o Núcleo Cupinzeiro; espetáculo “Tá na Mesa”, com o Grupo Matula Teatro, e o show “Vozes Sábias”, resultado da primeira das cinco oficinas que serão oferecidas.

O edital da oficina “Vozes Sábias – A Importância das Mulheres para a Construção do Samba”, com Anabela Leandro, abre 15 vagas gratuitas exclusivas para mulheres, mulheres autodeclaradas pretas ou pardas, pessoas LGBTQIA+, indígenas e periféricas. As selecionadas farão uma imersão de dez meses de prática vocal, com encontros semanais para pesquisa de repertório e a criação do show aberto ao público. O grupo será acompanhado dos músicos do Núcleo Cupinzeiro.

As outras oficinas serão sobre cantos ancestrais, com o cacique alagoano Pawanã Kariri-Xoco; de jongo”, com Alessandra Ribeiro e Jongo Dito Ribeiro; de percussão, com Xeina Barros, e de pandeiro, com Roberto Amaral.

Intervenções

Indo além do espaço físico da sala de oficinas e shows, os músicos do Espaço Núcleo Cupinzeiro farão dois saraus no Lar dos Velhinhos de Campinas, com repertório de sambas antigos conhecidos e um momento de microfone aberto para que os moradores também possam cantar. A atividade contará com tradução em Libras.

Os músicos e as participantes da oficina Vozes Sábias se reunirão ainda em uma intervenção artística em Barão Geraldo. A proposta é convidar o público para uma caminhada musical de cerca de um quilômetro entre o Espaço Cupinzeiro até o Ecoponto do distrito, seguindo cantando, coletando e separando o lixo encontrado pelo caminho, terminando com a apresentação de uma canção para os trabalhadores do local.

A maior parte da programação é gratuita, com arrecadação de alimentos como ingresso, que serão doados para as 40 famílias do projeto Ação Contra a Fome do Núcleo Cupinzeiro. Também serão arrecadados absorventes menstruais nas atividades de difusão e formação, doados para as mulheres da Penitenciária Feminina de Campinas por meio da parceria com as Promotoras Legais Populares. (Com informações de divulgação)

Sobre o Espaço Núcleo Cupinzeiro
O Espaço Núcleo Cupinzeiro nasceu como parte do trabalho do Núcleo Cupinzeiro, que há 24 anos se dedica à pesquisa e criação musical. Em 2001, o Núcleo foi fundado em Campinas, e desde então vem desenvolvendo projetos que envolvem shows, oficinas, bloco de Carnaval, rodas de samba, espetáculo cênico musical, trilhas para cinema e teatro, além de grupos de estudo voltados para a criação artística e ações sociais. Após anos realizando seu trabalho em espaços de outros grupos culturais, em 2015 o Núcleo conseguiu construir seu espaço na cidade. O Espaço fica na Vila Santa Isabel, com uma sala com capacidade para 120 pessoas, e ao longo desses dez anos desenvolveu oficinas e recebeu inúmeros artistas.

Serviço

Data: 25 de outubro de 2025
Horário: 20h
Local: Espaço Núcleo Cupinzeiro
Endereço: R. Luiz Vicentin Sobrinho, 135, Barão Geraldo, Campinas-SP
Ingressos: 1 litro de óleo de cozinha, com reserva de lugares pelo telefone (19) 98102-3882


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente