
O cenário cultural de Campinas celebra uma conquista: a artista plástica Silvia Helena Zavaglia Pereira Coelho terá uma de suas obras exposta no Museu do Louvre, em Paris, na França, um dos espaços mais prestigiados da arte mundial.
A tela escolhida, “Grande Sobrado – Fazenda Santa Maria do Monjolinho”, um óleo sobre tela de 1988, retrata o casarão erguido em São Carlos no auge do ciclo do café, construído para receber o imperador D. Pedro II.
Hoje, o imóvel é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) como expressão da história coletiva que envolve tanto o esplendor dos barões do café quanto as vivências de imigrantes e pessoas escravizadas que por ali passaram.
A obra mede 78,5cm por 58,5cm e a participação no Louvre é fruto de um convite assinado por Fabiano Rizzone, diretor do Museu Municipal de Amparo e membro brasileiro da Divine Académie du Louvre, instituição cultural influente em Paris.
Antes da abertura oficial, no dia 17 de outubro, Silvia será homenageada em um jantar de gala em Paris no dia 16, promovido pela Divine Académie de Arte e Cultura Francesa.
Nascida em São Carlos e radicada em Campinas — cidade que a acolheu e lhe concedeu o título de cidadã —, Silvia construiu uma trajetória sólida como artista, educadora e gestora cultural. Engenheira civil com mestrado em Multimeios e Educação pela Unicamp, foi presidente da Assinfocamp e fundadora das Faculdades Metrocamp.
“Essa conquista não é só um marco na minha carreira, mas também um reconhecimento importante para Campinas, que agora estará representada nesse cenário internacional tão prestigiado das artes e da cultura”, destaca a artista. (Com informações de divulgação)
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




