A advogada Paola Mineiro, uma das mediadoras do encontro. (Foto de Wagner César)
Na próxima quinta-feira, dia 4 de setembro, a Sala dos Toninhos (Estação Cultura) realiza o Quilombo Feminino: Herança & Futuro, iniciativa que propõe refletir sobre o papel da mulher negra na construção social e política do Brasil nas últimas duas décadas.
Mais do que uma mesa de debate, o Quilombo Feminino busca destacar desafios enfrentados, conquistas alcançadas e os caminhos que ainda precisam ser percorridos para fortalecer a representatividade das mulheres negras em espaços de decisão e poder. A proposta central é olhar para a herança ancestral e organizar novas ações coletivas para o futuro, reafirmando a potência das mulheres negras na transformação da sociedade.
Convidadas confirmadas
A programação contará com nomes de destaque na luta por igualdade racial, direitos humanos e políticas públicas:
- Dra. Luanda Pires – advogada premiada e ativista em direitos humanos, cofundadora do Me Too Brasil e da ABMLBTI, com atuação em diversidade, gênero e LGBTI+.
- Dra. Claudionora Elis Tobias – advogada especialista em LGPD, presidente do Conselho Municipal Afro-brasileiro de São José do Rio Preto/SP e líder do Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil.
- Dra. Cleusa Aparecida da Silva – bióloga, especialista em políticas públicas e ativista no movimento de mulheres negras e feminismo contemporâneo.
- Marcela Reis – ativista e gestora social, presidente do Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de Campinas (CDPCNC) e coordenadora social da CUFA Campinas.
- Elisângela Nunes de Oliveira – advogada, servidora pública municipal e gestora do Centro de Referência em Direitos Humanos para Prevenção e Combate ao Racismo e à Discriminação Religiosa.
As mediações serão conduzidas por:
- Dra. Lucimara Ferreira – advogada e diretora de Inclusão Social da Associação Atlética Ponte Preta, integrante da Comissão de Igualdade Racial da OAB-SP.
- Dra. Paola Mineiro – advogada trabalhista e antidiscriminatória, mestre em Direito pela PUC-Campinas e cofundadora da Assédio Não BR.
- Jacqueline Medeiros – mestra em Jornalismo Científico, pesquisadora e ativista com atuação em projetos sociais na periferia de Campinas.
Território vivo e acessível
O encontro inaugura a programação do Ao Ponto: Ciclo de Encontros e Debates – Territórios Acessíveis, iniciativa que prevê a realização de seis eventos em 2025 na Sala dos Toninhos. A proposta é colocar em pauta temas como Acessibilidade Cultural, Ações Culturais em Rede, Gestão de Territórios, Diversidade e Pertencimento, reafirmando o espaço como território comunitário, múltiplo e de acolhimento.
O Quilombo Feminino: Herança & Futuro é realizado pela Rede Usina Geradora, com financiamento do Ministério da Cultura, por meio do Programa FUNARTE de Apoio a Ações Contínuas – Espaços Artísticos, e apoio institucional da Secretaria de Cultura de Campinas.
Serviço
Quilombo Feminino: Herança & Futuro
Data: 4 de setembro de 2025
Horário: Recepção às 19h | Início às 19h30
Local: Sala dos Toninhos (Estação Cultura)
Rua Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial, Campinas/SP
Entrada estacionamento: Rua Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial
Entrada pelo centro: Praça Mal. Floriano Peixoto, s/n – Centro, Campinas/SP
Entrada: gratuita, livre e aberta a todos os públicos
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.





