Categories: EducaçãoMais

Professores da Unicamp pedem o fim do convênio da universidade com Instituto de Israel

(foto divulgação – adunicamp)

Assembleia de Docentes da Unicamp aprovou moção que pede o fim do convênio entre Unicamp e Technion

A Unicamp deve romper definitivamente o convênio assinado, em 2023, com a Technion (Instituto de Tecnologia de Israel), a mais antiga universidade daquele país, comprovadamente ligada à indústria bélica israelense e ao governo que promove o genocídio do povo palestino na Faixa de Gaza. Esse posicionamento foi decidido pela Assembleia Extraordinária de docentes da Unicamp, reunida nesta terça-feira, 23 de setembro, no auditório da ADunicamp.

O posicionamento está expresso na “Moção da Assembleia da ADunicamp ao Consu”, aprovada por unanimidade pelos docentes presentes na assembleia. Diz a moção, que será apresentada ao Consu (Conselho Universitário da Unicamp), na reunião do próximo dia 30 de setembro: “A Assembleia de Docentes da Universidade Estadual de Campinas, reunida em 23 de setembro de 2025, manifesta seu posicionamento contrário à manutenção do convênio entre a Unicamp e a Technion, por conta do genocídio do povo palestino perpetrado pelo Estado de Israel, e demanda que a Unicamp rompa, definitivamente, com este convênio.”

O professor Luciano Pereira (FE), vice-presidente da ADunicamp e responsável pela condução da assembleia, lembrou que a Diretoria da ADunicamp tem se posicionado claramente em defesa do povo palestino e contra o genocídio. “Mas decidimos convocar esta assembleia para que pudéssemos ter uma posição tomada pela categoria. Romper o acordo com a Technion é algo que a Unicamp deve fazer para se manifestar sobre esse genocídio”, ponderou ele.

O professor Luciano relatou que, antes de convocar a assembleia, a Diretoria da ADunicamp, publicou textos com subsídios para a decisão dos/as docentes. E, inclusive, realizou um debate no dia 16 de setembro, com extensos esclarecimentos sobre o vínculo da Technion com a forças militares que comandam o genocídio em Gaza (leia aqui).

Durante a Assembleia, a professora Stella Paterniani (IFCH), do COMITÊ UNICAMP PALESTINA LIVRE, que inclusive participou do debate citado por Luciano, leu uma moção que o comitê já protocolou no Consu para ser debatido na reunião do dia 30 (leia aqui).

Subscreva a Moção!

Ao final da Assembleia, alguns/as docentes sugeriram a criação de um espaço para que mais professores e professoras, especialmente aqueles/as que não puderam comparecer ao encontro, pudessem subscrever a moção apresentada e aprovada. Deste modo, foi elaborado um formulário para atender a demanda. Para preencher, acesse o link: https://forms.gle/NQLy9dDtiFdzYM4Z6

A iniciativa é fundamental para ampliar o alcance e a legitimidade da decisão coletiva. Além disso, reforça-se a importância da participação presencial de docentes nas próximas Assembleias da ADunicamp, como forma de fortalecer o debate democrático e garantir que as deliberações representem, cada vez mais, a posição da comunidade acadêmica.(DA ADunicamp)

Carta Campinas

Recent Posts

Reino Unido também estuda proibir rede social para crianças e adolescentes

(imagem kampus - pxl) Assim como aconteceu recentemente na Austrália, o Reino Unido lançou nesta…

40 minutes ago

Duo homenageia vozes negras da música brasileira em releituras instrumentais com flauta e sanfona

(foto: reprodução instagram) A flautista Tahyná Oliveira e o sanfoneiro Edu Guimarães apresentam o show…

44 minutes ago

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

19 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

1 day ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

3 days ago