Para atacar Lula, Folha esconde neoliberalismo de Bolsonaro atrás pandemia

A Folha de S. Paulo publicou uma reportagem para atacar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e associá-lo a desequilíbrios fiscais internos e externos. O jornal, que sempre defendeu a ‘independência do Banco Central em relação ao governo’, culpa Lula e não o Banco Central pelos juros altos. “Os juros aumentaram a dívida bruta”, diz o jornal colocando a ação do Banco Central como se fosse culpa do governo. O mesmo jornal que defende que o governo eleito democraticamente não pode mexer nem trocar diretores do Banco Central. Mas a culpa é do Lula.

O jornal também ataca Lula por aumento de gastos, mas se esquece do escândalo das emendas impositivas inconstitucionais e outras emendas que consomem R$ 50 bilhões do orçamento. Isso nada tem a ver com o governo Lula, mas com a deterioração promovida por políticas apoiadas pela elite econômica durante o governo Bolsonaro. Mas para a Folha, o governo Bolsonaro nunca existiu. Veja gráfico acima.

A publicação tenta fazer um terrorismo fiscal para beneficiar o candidato bolsonarista de extrema direita, Tarcísio de Freitas, já articulado para ser candidato a presidente da República. Nos gráficos da Folha, o governo Bolsonaro e Temer não existem. O governo Bolsonaro foi trocado por pandemia. Assim, o péssimo governo Bolsonaro, representado pelo ministro Tarcísio de Feitas, nunca existiu.


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente