OJU – Roda Sesc de Cinemas Negros apresenta quatro produções em sessões gratuitas

Cena de “Expresso Parador” (foto divulgação)

A quarta edição da OJU – Roda Sesc de Cinemas Negros chega a Campinas na próxima sexta-feira, 5 de setembro, com uma programação que valoriza narrativas negras no cinema, combinando exibições de filmes e uma oficina. As sessões de cinema acontecem no teatro do Sesc Campinas e a entrada é gratuita.

A mostra de cinema começa com uma exibição dupla no dia 9 de setembro, às 19h. O curta “Expresso Parador” (2023), dirigido por JV Santos, acompanha a rotina atribulada de uma atriz negra no Rio de Janeiro que cruza a cidade em um ônibus. Um encontro inesperado acaba transformando a relação entre passado, presente e futuro. “Salão de Baile: This Is Ballroom” (2024), documentário de Juru, Vitã, registra como jovens da Baía de Guanabara resgatam a cultura dos bailes e performances de voguing, mais de 50 anos após sua origem em Nova York.

No dia 10 de setembro, às 19h, a tela se abre para duas novas produções brasileiras. “Baobab” (2024), curta dirigido por Bea Gerolin, mostra a jovem Zola em sua busca por compreender suas raízes a partir das histórias contadas pela avó. O longa de ficçao “A Mensagem de Jequi” (2024), de Igor Amin, conta a história de um menino quilombola que aprende a defender as águas de sua comunidade e envia um alerta às crianças do mundo.

Além das exibições, a programação inclui momentos de aprendizado e troca de experiências. No dia 5, às 19h30, acontece a oficina “Introdução à Distribuição de Curtas-Metragens”, com o cineasta e cineclubista Uilton Oliveira, que apresentará estratégias acessíveis para ampliar a circulação de filmes independentes. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 5 a 10 de setembro
Local: Sesc Campinas
Endereço: Rua Dom José I, 270/333, Bonfim, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita

PROGRAMAÇÃO

5/9 (sexta-feira) – 19h30 – Sala 7
“Introdução à Distribuição de Curtas-Metragens” – Com Uilton Oliveira, historiador, realizador audiovisual e cineclubista
Inscrições no local a partir de 30 minutos antes da atividade

9/9 (terça-feira) – 19h – Teatro do Sesc
“Expresso Parador” – Direção de JV Santos, 2023, 25 min.
“Salão de Baile: This Is Ballroom” – Direção de Juru, Vitã, 2024, 92 min.
Retirada de ingressos na Loja Sesc a partir de duas horas antes do início da sessão

10/9 (quarta-feira) – 19h – Teatro do Sesc
“Baobab” – Direção de Bea Gerolin, 2024, 10 min.
“A Mensagem de Jequi” – Direção de Igor Amin, 2024, 73 min.
Retirada de ingressos limitados, na Loja Sesc, a partir de duas horas antes do início da sessão


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente