Grupo Pombas Urbanas (Foto Ricardo Avellar)
No dia 04 de outubro de 2025 (sábado), às 14h, com entrada gratuita, o Grupo Pombas Urbanas (@grupopombasurbanas), considerado um dos pioneiros no teatro comunitário e teatro de rua de São Paulo, apresenta o espetáculo “Florilégio” em Campinas (SP), durante a II Feira Estadual da Reforma Agrária Neusa Paviato, na Estação Cultura (Praça Mal. Floriano Peixoto – Centro). Depois, o grupo segue para Valinhos (SP) e se apresenta no dia 05 de outubro (domingo), às 14h, no Centro Cultural Vicente Musselli.
Inspirado em histórias de vida de moradores e moradoras de Cidade Tiradentes, bairro localizado na periferia da Zona Leste de São Paulo, e guiado pelo verbo “esperançar” de Paulo Freire, o espetáculo é um convite poético e sensível a refletir sobre memória, esperança, resistência e futuro. A montagem aborda as diversas opressões vividas em territórios marginalizados, sem deixar de revelar a potência das relações comunitárias como força transformadora da realidade.
Segundo a diretora Vanéssia Gomes, o espetáculo é uma metáfora sobre “o acender dos vagalumes em meio à escuridão”, uma imagem inspirada no filósofo Georges Didi-Huberman. “Se olharmos para os vagalumes com o olhar que tínhamos na infância, podemos encarar a vida de outra maneira e compreender que não estamos sozinhos. Existe sempre uma luz no fim do túnel, apesar dos desafios em nossa existência”, afirma.
O espetáculo “Florilégio” mostra o quão potente pode ser a luta e a transformação de um ser, ressaltando que, apesar dos desafios em nossa existência, ainda podemos acreditar mais na sabedoria da vida, buscando soluções para os momentos de crise com sensatez.
A apresentação integra o projeto “Pombas Urbanas: comunidade nas comunidades – ampliando conexões”, contemplado no Edital Fomento CULTSP – PNAB nº 27/2024 – Difusão e Circulação de Projetos Artísticos Culturais.
Informações: www.facebook.com/GrupoPombasUrbanas e www.instagram.com/grupopombasurbanas
Serviço: Espetáculo “Florilégio” – Com Grupo Pombas Urbanas
Sinopse: Inspirado em histórias reais de moradores da periferia de São Paulo, o espetáculo convida o público a refletir sobre a força da coletividade diante das dificuldades da vida. Com base no conceito de “esperançar”, de Paulo Freire, a peça mistura poesia e realidade para falar de memórias, desafios, violências e solidão, mas também da esperança, da luta e da potência das relações comunitárias para transformar vidas. É um retrato sensível de um território marcado por contrastes, onde resistir é um ato coletivo.
Duração: 60 minutos. Grátis – Classificação Livre
Quando: 04 de outubro de 2025 (sábado), às 14h, II Feira Estadual da Reforma Agrária Neusa Paviato –
Estação Cultura, Praça Mal. Floriano Peixoto – Centro, Campinas – SP
Quando: 05 de outubro de 2025 (domingo), às 14h – Centro Cultural Vicente Musselli – R. José Milani, 15 – Centro, Valinhos (SP)
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.





