Barco da frota que tenta furar o cerco de Israel a Gaza é atingido por drone

(foto reprodução – vídeo)

Um dos barcos da missão Global Sumud Flotilla (GSF), que tenta furar o cerco de Israel e abrir um corredor marítimo para levar mantimentos e medicamentos a Gaza, foi atingido por um drone na noite desta segunda-feira, 8 de setembro, em águas tunisianas. O Family Boat (Barco da Família) levava seis membros do comitê de direção. Greta Thunberg e o brasileiro Thiago Ávila estavam na embarcação.

O ataque foi confirmado minutos depois pela GSF. Todos os passageiros e tripulantes estão a salvo, de acordo com a organização. O barco era de bandeira portuguesa e o fogo atingiu o convés principal e o de armazenamento.

A Global Sumud Flotilla partiu do porto de Barcelona, na Espanha, há uma semana, em missão humanitária para ajudar o povo palestino. Neste domingo, a frota chegou a Túnis para se unir a outras dezenas de barcos. Ativistas de 44 países participam, entre eles a vereadora de Campinas Mariana Conti (PSOL).

“Atos de agressão destinados a intimidar e desviar nossa missão não nos deterão. Nossa missão pacífica de romper o cerco em Gaza e nos solidarizarmos com seu povo continua com determinação e firmeza”, afirmou a GSF em comunicado à imprensa.

Ainda não se sabe a autoria do ataque. A Global Sumud Flotilla informou que está investigando o caso.

Vejo vídeos do momento do ataque:


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente